Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileiros

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileiros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Lazzarotto-Volcão, Cristiane
dc.contributor.author Speckhann, Stephanie Elisabeth Jungklaus
dc.date.accessioned 2018-04-13T19:34:08Z
dc.date.available 2018-04-13T19:34:08Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 350719
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185546
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract O segmento fricativo palatal surdo ([ç]) é muito presente na língua alemã e, por conseguinte, nas aulas de alemão como LE. Dessa forma, os aprendizes de alemão se deparam com a produção desse segmento desde seu primeiro contato com a língua alvo. Nesta pesquisa, será investigada a realização do segmento [ç] por dois adultos brasileiros típicos. Um dos sujeitos aprendeu alemão de forma natural, ou seja, sem tutoria, e o outro, de maneira formal, i.e., em sala de aula, com o auxílio de um tutor. Nesta pesquisa do tipo descritivo, exploratório, com perfil qualitativo e experimental, foi realizado um corte transversal para coleta do fenômeno investigado. Para a realização dessa coleta foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois testes de produção e um questionário desenvolvido especificamente para cada informante. Tomou-se como referência para a produção do segmento foco da pesquisa a produção de um alemão nativo. A análise dos dados demonstrou que os dois sujeitos brasileiros foram capazes de realizar o segmento [ç]. No entanto, o sujeito que aprendeu alemão de maneira natural apresentou melhor desempenho na produção do segmento-alvo, o que implica dizer que o mesmo já adquiriu a fricativa palatal surda, enquanto o outro ainda está em fase inicial de aquisição desse segmento e por isso recorre mais a estratégias de reparo.
dc.description.abstract Abstract : The voiceless palatal fricative segment ([ç]) is commonly used in the German language, and therefore, in German classes as a foreign language. In this way, German learners are faced with the production of this segment since their first contact with the language. The research investigated the production of the segment [ç] by two typical Brazilian adults. One of the subjects learned German naturalistic environment and the other in a classroom environment with the help of a tutor. In this descriptive, exploratory research, with a qualitative and experimental profile, a cross-sectional study was carried out to investigate the phenomenon. To perform the collection, two production tests and a questionnaire were developed specifically for each informant and used as research instruments. In order to compare the target segment production, a native German speaker was taken as reference. Data analysis showed that the two Brazilian subjects were able to perform the segment [ç]. However, the subject who learned German in naturalistic environment presented a better performance in the production of the target segment, meaning that he has already acquired the voiceless palatal fricative, while the other Brazilian subject is still in the initial stage of acquisition of this segment and therefore applies more repair strategies. en
dc.format.extent 197 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Lingüística
dc.subject.classification Língua alemã
dc.title Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileiros
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Seara, Izabel Christine


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0700-D.pdf 2.923Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar