Of tradition and creation: the discourse of fashion designers on trend report usage

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Title: Of tradition and creation: the discourse of fashion designers on trend report usage
Author: Campos, Amanda Queiroz
Abstract: A presente tese de doutorado tem como mote a análise do papel das empresas de prospecção de tendências de moda ? bureaux de style ? no sistema de moda contemporâneo. Lida, portanto, com a agência imateria de designers de moda a partir de métodos interdisciplinares. A fim de atingir seus objetivos, a abordagem foi qualitativa e a natureza tanto exploratória quanto explicativa. Assim, buscou-se compreender não apenas os fatores e as motivações para a atual conotação dos bureaux de style, mas também a disposição e o interesse das empresas de moda em adquirir, revisar e aplicar ? ou não ? a informação de tendências nos produtos que projetam. Os dados foram coletados por meio de pesquisa teórica, pesquisa documental e pesquisa de campo (entrevistas) e foraam analisados com base no Realismo Crítico, na perspectiva giddesiana sobre estrutura e agência e na Teoria Fundamentada nos Dados, de Glaser e Strauss. A dualidade "insegurança e dependência" parece ser altamente expressiva da relação entre os bureaux de style e os designers de moda. Além disso, a dependência confiada faz referência a uma segurança bem-sucedida no passado, enquanto a insegurança é expressa em relação ao futuro ? mais especificamente à sua ignorância. Apesar dos altos níveis de assinatura de relatórios de tendências de bureaux de style por empresas de moda, um discurso baseado na "inutilidade" dos relatórios de tendências da moda é difundido. Por outro lado, a forma como os designers de moda lidam com as informações transmitidas pelos bureaux de style consiste, sim, em uso. A pesquisa levou ao desenvolvimento de um modelo de níveis de uso de relatórios de tendência de moda por designers de moda, o qual expressa como os designers respondem às informações de tendência de moda.Abstract : The present Ph.D. dissertation has as its axis analyzing the role of fashion trend forecasting companies ? bureaux de style ? in the current fashion system. It deals with the immaterial agency of fashion designers investing on interdisciplinary methods. To accomplish its objectives, this research adopted a qualitative approach of both exploratory and explanatory nature. Therefore, it seeks to understand not only the factors and motivations for the current connotation of the bureaux de style, but also the willingness and interest of fashion companies to acquire, review, and apply?or not?the fashion trend information on products that they design. Data collected by means of theoretical, documentary, and field research (interviews) were analyzed based on Critical Realism, Giddens? perspective on structure and agency, and Grounded Theory, from Glaser and Strauss. The duality ?insecurity and dependence? seems to be highly expressive of the relationship between bureaux de style and fashion designers. Moreover, the entrusted dependency refers to the successful past of security, while insecurity is expressed in relation to the future, more specifically to its unfamiliarity and ignorance. Despite the high subscription rates to trend reports from bureaux de style, a discourse based on the ?uselessness? of fashion trend reports is pervasive. On the other hand, the way fashion designers deal with the information conveyed by the bureaux de style consists of usage. The research resulted in the development of a model of levels of fashion trend report usage by fashion designers that expresses how designers respond to fashion trend information.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185500
Date: 2017


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