Title: | Programa de ações educativas para equipe de enfermagem no intraoperatório de transplante hepático |
Author: | Kuze, Elisa Borges |
Abstract: |
Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram: definir as estratégias que compõem um programa de educação permanente sobre os cuidados e rotinas do período intraoperatório em transplante hepático para os profissionais de enfermagem e propor um programa de educação permanente sobre os cuidados e rotinas do período intraoperatório em transplante hepático para os profissionais de enfermagem. O estudo foi realizado na unidade de Centro Cirúrgico do Hospital Universitário de Santa Catarina e aprovado pelo comitê de ética de pesquisa com seres humanos com o parecer número 1.960.236. Participaram do estudo 16 integrantes da equipe de transplante hepático. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2016. Utilizou-se entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas em áudio, transcritas pela pesquisadora principal e posteriormente validadas pelos participantes. A análise de dados foi a de conteúdo, organizada em três etapas sequenciais: pré-análise; a exploração do material e o tratamento dos resultados com a inferência e a interpretação. Da análise de conteúdo emergiram três categorias: conhecimentos de todo processo de transplante hepático; apropriação dos cuidados de enfermagem perioperatórios em transplante hepático e integração e qualificação da equipe interdisciplinar. Na análise é destacada a importância e necessidade de conhecimentos e aproximação da equipe com todo o processo de transplante hepático, enquanto ferramenta essencial para a integralidade das ações e cuidados desenvolvidos. Os participantes também apontam a necessidade da equipe de enfermagem ser qualificada para exercer o seu cuidado, identificando e estabelecendo prioridades durante o transplante hepáticoe a atuação perante as intercorrências e aspectos relacionados à sistematização da assistência de enfermagem, abordando inclusive os diagnósticos de enfermagem. Incluem ainda, o manejo de novas tecnologias para a apropriação deste cuidado. Também é destacada a importância da atuação da equipe interdisciplinar para o sucesso e segurança do processo de transplante hepático. Para efetivação de um cuidado seguro e de qualidade, a qualificação dos integrantes é premissa essencial destacada por todos os participantes desse estudo representados pelas falas. A elaboração de um programa educacional para a equipe de enfermagem que atua no transplante hepático no centro cirúrgico representa um modelo de sistematização de assistência diferenciado e de qualidade, de formação profissional, e com potencial para instrumentalizar as ações da equipe. A prática de enfermagem impulsiona métodos facilitadores para o cuidado, e a implementação de atividades educativas no cotidiano do profissional projeta o saber fazer de uma forma sistematizada, científica e de qualidade, padronizando as condutas de enfermagem, proporcionando maior segurança nas ações executadas. A proposta educativa serve como ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e nas pesquisas científicas. A limitação identificada com esse estudo foi não encontrar produções na área de enfermagem de materiais educacionais para os profissionais que atuam no período intraoperatório no transplante hepático. Devido à complexidade do tema, deseja-se que esta pesquisa sirva de auxílio para outros centros transplantadores, configurando-se como um instrumento científico para o desenvolvimento das atividades e a formação de programas de educação permanente de acordo com as necessidades das equipes que atuam com esta realidade. Abstract: Exploratory research, descriptive of a qualitative approach, whose objectives were: to define the strategies that make up a permanent education program on the care and routines of the intraoperative period in hepatic transplantation for nursing professionals and to propose a permanent education program on care and routines of the intraoperative period in hepatic transplantation for nursing professionals. The study was carried out at the Surgical Center unit of the Hospital Universitário de Santa Catarina and approved by the human research ethics committee with the opinion number 1.960.236. Sixteen members of the liver transplant team participated in the study. Data collection was performed between November and December 2016. A semi-structured interview was used, which was recorded in audio, transcribed by the main researcher and later validated by the participants. The data analysis was of content, organized in three sequential steps: pre-analysis; exploration of the material and interpretation. Three categories emerged from the content analysis: knowledge of the whole liver transplantation process; appropriation of perioperative nursing care in hepatic transplantation and integration and qualification of the interdisciplinary team. The analysis highlights the importance and need of knowledge and approach of the team with the whole process of liver transplantation, as an essential tool for the integrality of actions and care developed. The participants also pointed out the need for the nursing team to be qualified to exercise their care, identifying and establishing priorities during liver transplantation and the performance of the intercurrences and aspects related to the systematization of nursing care, including nursing diagnoses. They also include the management of new technologies for the appropriation of this care. It is also highlighted the importance of the interdisciplinary team's performance for the success and safety of the liver transplantation process. In order to ensure a safeand quality care, the qualification of the members is an essential premise highlighted by all the participants of this study represented by the speeches. The elaboration of an educational program for the nursing team involved in liver transplantation at the surgical center represents a model of systematization of differentiated care and quality, professional training, and with the potential to instrumentalize the actions of the team. The practice of nursing promotes facilitating methods for care, and the implementation of educational activities in the daily routine of the professional projects the know how to do in a systematized, scientific and quality way, standardizing the nursing behaviors, providing greater security in the actions performed. The educational proposal serves as a tool to assist in the teaching-learning process and in scientific research. The limitation identified with this study was not to find productions in the nursing area of educational materials for professionals who work in the intraoperative period in liver transplantation. Due to the complexity of the theme, it is hoped that this research will serve as an aid to other transplant centers, becoming a scientific instrument for the development of activities and the formation of permanent education programs according to the needs of the teams that work on this reality. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185428 |
Date: | 2017 |
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PGCF0081-D.pdf | 15.98Mb |
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