Educação geográfica e as questões ambientais na Enseada de Brito (Palhoça-SC)

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Title: Educação geográfica e as questões ambientais na Enseada de Brito (Palhoça-SC)
Author: Barbosa, Débora Ferreira Pinto
Abstract: Este trabalho objetivou descrever e analisar, através de um estudo de caso, o trabalho de professores envolvidos com um projeto transdisciplinar (relacionado ao Programa Ensino Médio Inovador), onde foram integradas diferentes abordagens didáticas com a temática ambiental. O trabalho foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual na Enseada de Brito, Palhoça (SC). Utilizaram-se a exposição do tema em sala de aula, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no laboratório de informática, saída a campo pelo bairro, análise de amostras de água no laboratório de Biologia e a construção de uma maquete do lugar, utilizada para o levantamento e discussão dos problemas e restrições ambientais, contextualizadas historicamente. Envolveram-se no trabalho quatro professores, das disciplinas de Geografia, Biologia, Matemática e História. A maquete, enquanto produto cartográfico, foi o palco para a localização, marcação e discussão transdisciplinar do tema Meio Ambiente. A discussão deu origem a uma solução para a questão dos resíduos sólidos lançados nas vias públicas, principal problema ambiental levantado pelos alunos. Os lugares diagnosticados como com ambiente impactando negativamente foram: a área urbana do bairro, as redes pluviais e fluviais, o mar e as praias. A busca de uma solução resultou na produção de lixeiras, utilizando como matéria-prima garrafas pet e arame galvanizado, amarradas em postes ao longo da principal via de acesso ao bairro, onde se encontra a escola. Observou-se a conquista do professor quanto ao interesse e comprometimento dos alunos, trazendo para a discussão temas de cidadania e responsabilidade socioambiental, a partir dos conceitos geográficos de lugar e território. Tecnologias de Informação e Comunicação mostraram-se um caminho de obtenção de dados a serem trabalhados, juntamente com a saída a campo e a contextualização histórica do lugar. O produto cartográfico ilustrou o cenário trabalhado pelo grupo, favorecendo o aprendizado de todos os envolvidos. O estudo mostrou que a abordagem artística e didática aplicada à autoria de maquetes favoreceu o ensino com o interesse e comprometimento dos alunos, e que a materialização do lugar em uma escala visualmente compreensível ajudou na consciência das realidades e necessidades ambientais presentes no lugar.Abstract: This study aimed to describe and analyze, using a case study, the work of teachers involved in a transdisciplinary project related to the Innovative High School Program (in Portuguese Programa Ensino Médio Inovador). In this program, different didactic approaches have been integrated according to the environmental theme. The research was carried out with students in the first year of high school, in a state school in Enseada de Brito, Palhoça, the state of Santa Catarina. This study used presentation of the theme in the classroom, Information and Communication Technologies (ICT) in the computer lab, field trips in the neighborhood, analysis of water samples in the Biology laboratory, besides the construction of a school model, used for the survey and discussion of environmental problems and constraints, historically contextualized. Four teachers from the disciplines of Geography, Biology, Mathematics, and History participated in this research. The model, as a cartographic product, was the place for the location, marking and transdisciplinary discussion of the environment theme. The discussion led to a solution to the solid waste issue thrown on the public roads on public roads, the main environmental problem mentioned by the students. The research diagnosed as negatively impacting the environment the neighborhood urban area, the storm water networks and river networks, the sea and the beaches. The search for a solution resulted in the production of trash cans, using as raw material pet bottles and galvanized wire, lashed to poles along the main access road to the neighborhood, in which the school is located. The researchers observed the teacher s success regarding the student s interest and commitment, bringing to the discussion themes of citizenship and social and environmental responsibility, based on the geographical concepts of place and territory. Information and Communication Technologies provide a way to obtain data to be worked, along with the field trips and historical contextualization. The cartographic product illustrated the scenario made by the group and it promoted the learning of everyone involved. The study showed that the didactic approach of art applied to modeling favored teaching and the student s interest and commitment. It also demonstrated that the place materialization in a visually comprehensible scale helped in the awareness of the realities and environmental needs present in the location.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185410
Date: 2017


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