Title: | Representação e subjetividades infantis nos livros para crianças em Salvador no início do século XX |
Author: | Silva, Caroline Santos |
Abstract: |
Este estudo tem como objetivo analisar a emergência de uma rede de produção e circulação de livros infantis em Salvador em fins do século XIX e inícios do século XX. A literatura infantil nesse período se caracterizou pelo seu cunho pedagógico e pela vinculação de modelos ideais de infância, o que influenciou, em certa medida, na constituição das subjetividades de meninos e meninas na Bahia Republicana. Esta pesquisa ancorou-se em alguns eixos principais, entre eles: as concepções oriundas dos estudos sobre História da infância, os modelos teórico-metodológicos propostos pela História da leitura, e os Estudos de gênero. Através da análise de alguns livros de intelectuais baianos compreendi como nesse tipo de literatura a criança ganhou a cena como leitora e personagem, marcando o processo de identificação entre ambos. Entre os literatos considerados estão Almachio Diniz, Roberto Correia, Virgilio Oliveira, Lemos Britto e Amélia Rodrigues. O estudo da obra da escritora baiana Amélia Rodrigues revelou, em especial, uma preocupação com a educação das mulheres, em um momento no qual se iniciaram os debates sobre o processo de escolarização feminina. Seja através de contos ou livros de leitura, havia na nascente Bahia republicana uma produção considerável de livros para crianças. Todas essas obras traziam uma carga moral forte, que se delineava a partir de temas como o trabalho, benevolência, fé, lealdade, família e maternidade; conceitos e valores que deveriam ser apreendidos pelas crianças leitoras baianas. Abstract : This study aims to analyze the emergence of a network of production and circulation of children's books in Salvador in the late nineteenth and early twentieth century. Children's literature in this period was characterized by its pedagogical character and the linking of ideal childhood models, which influenced the education of boys and girls in the Republican Bahia. This research is based on the conceptions of the studies on Childhood History, on the theoretical-methodological models proposed by the History of Reading, and on Gender Studies. Through the analysis of some books of intellectuals in Bahia understand how this type of literature the child won the scene as reader and character, marking the identification process between both. Among the writers analyzed are Almachio Diniz, Roberto Correia, Virgilio Oliveira, Lemos Britto and Amélia Rodrigues. The study of the work of the Bahian writer Amélia Rodrigues revealed, in particular, a concern for the education of women, in a moment in which started discussions on the process of Female schooling. Through short stories or reading books, there was at the source of production Republican Bahia books for children. All these works brought a strong moral burden, which outlined the themes as work, Grace, faith, loyalty, family and maternity benefits; concepts and values that should be learned by children readers. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185396 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PHST0595-T.pdf | 4.970Mb |
View/ |