Fatores de aplicação da tipografia em livros digitais

DSpace Repository

A- A A+

Fatores de aplicação da tipografia em livros digitais

Show full item record

Title: Fatores de aplicação da tipografia em livros digitais
Author: Woloszyn, Maíra
Abstract: Os livros passaram por diversas transformações, sobretudo a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação e do surgimento dos dispositivos móveis. Inúmeras potencialidades oferecidas pelas mídias digitais e recursos interativos também têm sido consideradas nos livros digitais mostrando que o design destes depende de um escopo de conhecimentos específicos, diferenciado das publicações impressas. Contudo, nesse universo, os textos continuam sendo uma das principais formas de apresentação de informação nas publicações digitais. Responsável por compor textos, a tipografia é considerada elemento essencial de publicações, mesmo naquelas em que prevalecem as imagens. Nesse sentido, evidencia-se que o design de livros digitais requer adequações na forma de apresentação e configuração dos textos, ou seja, na aplicação da tipografia neste meio. Sendo assim, a presente pesquisa teve por objetivo designar os principais fatores de aplicação da tipografia em livros digitais. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, aplicada, exploratória e descritiva, efetivou-se quatro fases de pesquisa que envolveram revisão de literatura, estudo prospectivo, análise de exemplares e resultados e discussões. Como resultado, chegou-se aos fatores de aplicação da tipografia em livros digitais que foram sistematizados em quatro dimensões. A primeira, dimensão formal, reúne fatores relacionados à forma das letras, suas configurações em palavras, frases e parágrafos de texto e também sua personalidade. Seguindo, a dimensão de composição trata da hierarquia de informação e da relação do texto com as demais mídias presentes nas páginas. A terceira, dimensão técnica, agrupa fatores específicos das fontes. E, por fim, a dimensão tecnológica trata de procedimentos e ações envolvendo a tipografia no contexto digital. Desta forma, os resultados visam contribuir diretamente no desenvolvimento de projetos, orientando as equipes desenvolvedoras quanto a aplicação da tipografia, oportunizando o aprimoramento de livros e publicações digitais. Ainda, considera-se que o resultado desta pesquisa pode colaborar com o contexto de ensino da tipografia e do design editorial.Abstract : Books have undergone several transformations with the advancement of information and communication technologies and mobile devices. Many potentialities offered by digital media and interactive resources can be considered in digital books. This shows that their design depends on a specific scope, different from printed publications. Nevertheless, text still is one of the main forms of information presentation in digital publications. Responsible for composing texts, typography is considered an essential element of publications, even in those which images prevail. Thereby, it is evident that digital books design implies changes in the presentation and configuration of texts, that is, in the application of typography. Thus, the present research aims to designate the main typography application factors in digital book. Therefore, from a qualitative and applied approach, and classified as exploratory and descriptive, the four research phases were carried out, that involved literature review, prospective study, analysis of digital books and results and discussions. As a resulted, reached the typography application factors in digital books that was systematized in four dimensions. The first, formaldimension, brings factors related to the form of letters, their configurations in words, sentences and paragraphs of text as well as their personality. The composition dimension, it deals with thehierarchy of information and the relation of the text with the other media present in the pages. The third, technical dimension, groups specific factors to the typefaces. And, finally, the technological dimension deals with procedures and actions involving typography in the digital context. Thus, the factors aim to contribute in the development of projects, guiding the development teams regarding the typography application and opportuning the improvement of digital books. Still, it is considered that the result of this research can collaborate with the instruction context of typography and editorial design.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185360
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0158-D.pdf 21.31Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar