Abstract:
|
O texto apresenta os resultados da pesquisa histórica que centrou seu olhar na Aritmética prescrita para a escola primária do Paraná, nas três primeiras décadas do século XX, período de 1903 a 1932. Partiu-se do pressuposto de que em razão das mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da acentuação do regime capitalista e da mudança do regime político, foram atribuídas outras funções à escola primária, cuja forma de conduzir o ensino vinha desde o Império. Nesse período, o governo volta-se à ampliação e à modernização do ensino primário do Estado e seguindo exemplo de São Paulo, inicia a instalação dos grupos escolares, modelo escolar que irá requerer uma intensa reorganização administrativa e pedagógica da escola primária. Para compreender as mudanças que ocorreram nas finalidades da Aritmética do ensino primário desse período, foram examinados documentos oficiais e escolares constituídos como fontes para o estudo. Dentre eles, Relatórios da Instrução Pública, Relatórios de Secretários de Governo, Relatórios de Diretores da Instrução Pública e Diretores de Grupos Escolares, Programas de Ensino, além de livros didáticos de Aritmética indicados para o ensino primário e revistas pedagógicas do período referido. A questão central que o estudo busca responder: que mudanças ocorreram nas finalidades da Aritmética no ensino primário no Paraná verificadas a partir das normativas oficiais no período de 1903 a 1932? O objetivo foi compreender como essas mudanças foram se processando nos documentos oficiais e escolares ao longo das três décadas investigadas, a partir da perspectiva da história cultural e da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; JULIA, 2001; CERTEAU, 1982; CHARTIER, 1990, 2010). A pesquisa contemplou estudos de historiadores da educação, dentre eles, Souza (2005); Carvalho (1989); Monarca (1989), e da história da educação matemática, apoiandose em Valente (2012, 2013, 2015); Pinto (2014, 2015) dentre outros estudos e autores que pesquisam sobre a constituição dos saberes elementares matemáticos na perspectiva da história das disciplinas escolares. Nas três primeiras décadas do século XX, as reformulações que ocorreram nos programas mostram que houve mudanças nas finalidades da Aritmética. Antes, um saber para disciplinar o raciocínio e de utilização imediata, a partir da segunda metade da década de 1910, observam-se novas atribuições à Aritmética. Os programas incluem conceitos matemáticos que visam preparar o aluno também para ensinos superiores. A Aritmética do ensino primário chega ao início da década de 1930 com uma dupla finalidade: preparar o aluno para questões da vida prática e também o ensino propedêutico, que visava desenvolver o disciplinamento mental da criança para adquirir os conhecimentos necessários para avançar aos níveis secundário e superior do ensino. |