Abstract:
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A capacidade de inovar é um dos elementos principais para o aumento da competitividade empresarial. Logo, em mercados de elevados níveis tecnológicos, a competitividade entre as empresas tende a ser decidida mais pela capacidade inovadora do que pela sua produtividade. Deste modo, a busca por vantagens competitivas passa a depender cada vez mais da busca pela capacidade de inovação, levando em consideração que a inovação é considerada como um processo intenso de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), para que não só as empresas tenham um crescimento sustentado e constante, mas que ultrapasse o seu extremo, e para que isso aconteça, as perspectivas organizacionais e de gestão precisam desempenhar um papel essencial. Em consideração, propõe-se com esse estudo identificar os elementos que contribuem para a criação dessa “capacidade inovadora empresarial” e, preliminarmente, identificar de qual forma ela colabora no desempenho empresarial. Será proposto um modelo conceitual que irá juntar elementos que ainda não foram testados, simultaneamente, à realidade catarinense. Esses elementos são: empresa, empresário, meio ambiente, capacidade inovadora da empresa e desempenho da empresa. Essa metodologia foi apresentada por Ferreira; Marques; Barbosa (2008) e replicada por Campos (2013). Os dados foram obtidos junto às grandes empresas industriais da região metropolitana de Joinville (conhecida também como região metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense), por meio da coleta de dados contidos em um questionário elaborado para esse fim. Os resultados obtidos permitiram reconhecer os fatores que mais influenciam a capacidade inovadora das empresas industriais: dimensão da empresa voltada para inovação, ciclo de vida, espírito empreendedor e parcerias e cooperação com outras empresas/instituições. E, também, concluiu-se que o desenvolvimento de uma estratégia inovadora, para ser eficaz, de forma a influenciar o desempenho da empresa, é necessário criar uma relação de conveniência entre fatores econômicos e fatores internos, pois este, foi considerado como característica mais importante para impulsionar a inovação numa empresa. |