A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional

DSpace Repository

A- A A+

A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional

Show full item record

Title: A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional
Author: Rocha, Lucas Franco da
Abstract: O mercado mundial de cervejas vem sofrendo nos últimos tempos, uma tendência de concentração internacional, viabilizada, principalmente, pelos processos de fusões e aqusições. O presente trabalho tem como objetivo a análise do processo de internacionalização da multinacional AmBev. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a própria empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os determinantes do processo de internacionalização que podem ser resumidos como a necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, o interesse em explorar processos, novas tecnologias e produtos, além de mercados adjacentes. Do estudo de caso, concluí-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos. A AmBev é uma das maiores multinacionais do Brasil; a marca Brahma está presente em mais de cinqüenta países e é nona cerveja mais vendida no mundo. Por fim, a AmBev possui aproximadamente 42,7% de margem de lucro, o que a torna uma das empresas mais lucrativas. A internacionalização, além de necessária provou ser um processo altamente benéfico para a empresa.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184948
Date: 2017-12


Files in this item

Files Size Format View
Monografia do Lucas Franco da Rocha.pdf 1.443Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar