Internacionalização de empresas de base tecnológica do tipo Born Globals nos polos tecnológicos de Santa Catarina: estudo da internacionalização de empresas do ramo da Nanotecnologia.
Show full item record
Title:
|
Internacionalização de empresas de base tecnológica do tipo Born Globals nos polos tecnológicos de Santa Catarina: estudo da internacionalização de empresas do ramo da Nanotecnologia. |
Author:
|
Fiorelli, Francis Souza
|
Abstract:
|
A globalização vem mudando o processo de internacionalização de empresas. Antes, a internacionalização era uma atividade exclusiva de grandes empresas e corporações, que ao longo de anos, maturavam sua experiência para completar o ciclo de internacionalização. Porém, últimos anos, a incidência de micro, pequenas e médias empresas no competitivo mercado internacional, acarretou em número crescente de pesquisas destinadas a estudar o processo de internacionalização destas empresas, chamadas de born globals. O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo identificar o processo de internacionalização de empresas born globals do ramo da nanotecnologia, localizadas no Estado de Santa Catarina. Para tanto, os objetivos específicos deste trabalho foram: analisar as teorias clássicas de internacionalização de empresas e os principais teóricos da teoria das born globals, descrevendo os principais fatores para a internacionalização de empresas; apresentar a relevância e compreensão do estudo da nanotecnologia; apresentar a formação do ecossistema de inovação catarinense, identificando os principais habitats de inovação do Estado; e analisar o processo de internacionalização das empresas de nanotecnologia através de um formulário de pesquisa desenvolvido com base nos teóricos da internacionalização, de modo a indicar os pontos convergentes e divergentes das principais teorias de internacionalização de empresas. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa exploratória, e as técnicas utilizadas foram pesquisas bibliográficas e levantamento de dados através de um formulário de pesquisa. Os resultados apontam quais os fatores predominantes na internacionalização destas empresas, assim como suas principais motivações. Os dados apontam que o produto destas empresas agregou um grande valor para influenciar no seu processo de internacionalização, assim como nível de conhecimento do mercado externo e o nível de conhecimento dos empreendedores responsáveis pela internacionalização da empresa. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184919
|
Date:
|
2017-12 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar