Abstract:
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Com o avanço das tecnologias da informação e difusão da forma de domínio das mesmas, o ser humano passa a ser o grande foco das organizações. Isto por que com ele está o conhecimento tácito, que agrega grande valor aos negócios e demais atividades, pois neste conhecimento estão contidos as experiências, valores e informações da organização. Tendo em vista este cenário, vislumbra-se a importância de uma forma com que as organizações também passem a reter e que possam gerir este conhecimento, incorporando mais valor independente de contarem ainda com a colaboração das pessoas que formavam a empresa desde o início. A gestão do conhecimento, basicamente, é a forma como uma organização pode armazenar, contextualizar e recuperar informações identificadas nos dados das atividades e transações cotidianas juntamente com as informações captadas a partir das experiências dos colaboradores. A proposta deste projeto é construir um software que consiga capturar o conhecimento dos membros da organização e recuperá-las de forma a serem pesquisadas em diferentes contextos, lançando mão de técnicas de engenharia de conhecimento e com aspectos multidisciplinares. Para que o sucesso do projeto seja alcançado, necessita-se que sejam levantadas técnicas para coleta e organização do conhecimento tácito, o que demandará estudos e práticas por parte dos acadêmicos. Para que seja possível avaliar as premissas identificadas sobre conhecimento tácito, faz-se necessário a proposição de uma ferramenta que utiliza os conceitos estudados. Assim, propõe-se também o projeto, implementação e possíveis testes desta ferramenta. O projeto consiste inicialmente na elaboração de um sistema estilo um “FAQ” no qual os usuários acessariam com o intuito de sanar suas dúvidas através de perguntas feitas ao sistema. Estas seriam feitas em “linguagem natural”, sendo que, o sistema proveria métodos inteligentes de “recuperação da informação”, onde o mesmo apresentaria cinco respostas que mais se adequam à solicitação do usuário. Caso o sistema não obtenha uma resposta satisfatória, ou, as respostas que ele apresentou ao usuário não foram suficientemente esclarecedoras, seria consultado ao usuário a necessidade de refazer esta pergunta de alguma outra maneira, sendo ela mais coerente, ou, visualizar todas as respostas disponíveis no sistema sobre a pergunta. Sendo as respostas disponíveis não satisfatórias àvista do usuário, ele terá ainda a opção de obter a resposta do “especialista”. Ao optar pelo “especialista”, a pergunta seria transferida para o mesmo, que incluiria a resposta correta no sistema, e este encaminharia para o usuário. Realizando este procedimento, perguntas e respostas serão armazenadas no banco de dados para o sistema obter este conhecimento. O sistema ainda tem como objetivo a ser alcançado não apenas responder perguntas corretas para os usuários, como também a tentativa de mapear os perfis dos usuários para descobrir o tipo de resposta para a pergunta solicitada que melhor atenderia aquele usuário, ou seja, pretende alcançar uma maneira de oferecer diferentes pontos de vista para uma mesma questão. Para este tipo de análise, pretende-se valer-se do conceito de web pragmática, que consiste na utilização de informações e sua relevância a um determinado grupo de pessoas. Com a utilização desta abordagem é possível identificar os diferentes significados das informações conforme o contexto em que o usuário esteja inserido. Para desenvolvimento do sistema, procurar-se-á utilizar ferramentas e softwares que sejam de licença livre e que preferencialmente possuam código aberto, porém sempre levando em conta a qualidade dos mesmos. |