Abstract:
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As empresas de prestação de serviços na área de Ti passam por uma transição, onde a demanda de exigência de padronização de seus serviços aumenta aceleradamente. Assim como em empresas de outros segmentos, o foco migrou de Produto para Cliente, ou seja, a qualidade do atendimento ao Cliente é o que está fazendo doer a cabeça de muitos gestores. Este conceito está cada vez mais presente nas empresas, de maneira que a organização não pensa somente nos Clientes externos, mas também em como atender às exigências e necessidades dos Clientes internos. Em muitas empresas de desenvolvimento de software, os técnicos e analistas acabam fazendo a função de “bombeiros”, fazendo ajustes de última hora, trabalhando sobrecarregados por horas sem descanso, por falta de planejamento. E com isso, não lhes sobra tempo para implantar melhorias necessárias aos seus processos, fazendo com que novos “incêndios” ocorram e novamente façam com que eles percorram um caminho diferente do inicialmente planejado, sem que haja novo planejamento que suporte as eventuais mudanças. Esse círculo pode e deve ser quebrado pela TI, através de mudanças que exigirão certo esforço e tempo, mas que, certamente, será compensado. No entanto, como realizar esta mudança? A adoção do modelo CMMI como referência no gerenciamento de projetos de Software é recomendada por muitos especialistas. Trata-se de uma proposta do SEI (Software Engineering Institute) que serve com um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e estabelece critérios para auxiliar o gerenciamento nas fases de desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI é um documento composto com recomendações baseadas nas melhores práticas de gestão já realizadas por empresas de TI. Elas são colocadas de maneira estruturada que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhorias e os passos para implantá-las. Para uma empresa ser certificado como CMMI, é preciso um alto investimento. A certificação, além de ser muito cara é demasiadamente demorada. No Brasil poucas empresas possuem essa certificação. Mas o que se vê é que as empresas em que a certificação é inviável estão usando o CMMI como um guia para melhoria de seus processos, implementando somente parte das recomendações, segundo a viabilidade e prioridade, dados os benefícios que essa metodologia traz. Neste trabalho iremos realizar um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços na área TI, de pequeno porte, a fim de se realizar um diagnóstico sobre seus processos, comparando-os com os requisitos do CMMI para uma empresa nível 2. Com isso, iremos apontar seus principais pontos de melhoria nos processos e sugerir algumas possíveis soluções que auxiliem seus gestores a definirem prioridades para futuras melhorias. |