Proposta de um jogo educacional para a medição e análise de software
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Title:
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Proposta de um jogo educacional para a medição e análise de software |
Author:
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Lino, Juliana Izabel
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Abstract:
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A área medição tem sido um dos maiores desafios dentro do processo de software. Existem várias razões para isto e entre elas encontra-se a carência de profissionais capacitados na área de medição e análise, assim é importante que mecanismos sejam criados para tornar estes profissionais habilitados nesta área. Além de treinamentos tradicionais, os jogos educacionais mostram-se um meio eficaz para contornar este problema, uma vez que proporcionam uma série de vantagens ao processo de ensino-aprendizagem ao permitir que o aluno participe mais ativamente do processo e possa experimentar situações práticas através de simulações. Neste trabalho será desenvolvida a concepção de um jogo educacional para a área de medição e análise, baseado nas abordagens GQM – Goal-Question-Metric e PSM – Practical Software and Systems Measurement e alinhado ao nível 2 de maturidade do modelo CMMI-SE/SW – Capability Maturity Model Integration for System Engineering/Software Engineering. O jogo simulará a realização de um programa de medição dentro de um contexto de uma empresa de software predefinida, englobando o planejamento do programa de medição, a coleta, análise e interpretação de dados. Com base na literatura e experiências práticas, serão criadas situações criticas, onde o aluno deverá tomar decisões relativas à medição e análise. Baseado na concepção desenvolvida, estas decisões serão avaliadas e desta forma dado um feedback para o aluno. Como resultado deste trabalho, será apresentada a concepção do jogo que detalhará: a descrição do contexto de uma empresa de software típica e várias alternativas de programas de medição alinhado ao CMMI; os pontos de interação do aluno, onde o mesmo deverá tomar decisões e mesmo desenvolver partes do programa de medição; os critérios de avaliação e a forma de reportar o resultado desta avaliação. Espera-se que o jogo, usado como uma ferramenta de apoio a um curso tradicional, ajude no processo de capacitação em medição, permitindo que o aluno possa se auto-avaliar com base no feedback dado pela aplicação e que, também, o instrutor, que optar por usar este jogo, possa determinar a qualidade e o impacto do seu curso através do desempenho dos alunos no jogo. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184372
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Date:
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2007 |
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