O samba em pessoa: Aracy de Almeida e o dispositivo da oralidade

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O samba em pessoa: Aracy de Almeida e o dispositivo da oralidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Severo, Cristine Görski pt_BR
dc.contributor.author Camozzato, Nathalia Müller pt_BR
dc.date.accessioned 2018-01-23T03:21:38Z
dc.date.available 2018-01-23T03:21:38Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 352563 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182825
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa consiste em uma análise das formas como a oralidade foi discursivizada e das relações entre poder e saber aí implicadas. Observa-se, primeiramente, como no período histórico denominado Era Vargas ocorreu uma saturação dos discursos que buscavam extrair uma verdade da oralidade, fosse pelo papel atribuído à música como uma estratégia política, fosse pela emergência do rádio que despontava como cultura de massa. Propõe-se aventar as maquinarias existentes nessas discursivizações da oralidade a partir da noção de dispositivo, tendo-se, então, o dispositivo da oralidade. Nesse aspecto, a investigação observa ainda, como a produção de sentidos de genericidade, racialidade e de um denominado popular foram mobilizadas pelo dispositivo da oralidade. O funcionamento do dispositivo da oralidade é abordado a partir da subjetivação de Aracy de Almeida como cantora da música popular e das diferentes formas como seu cantar e sua performatividade foram discursivizados: o cantar de Aracy como um acontecimento na música popular. Aborda ainda as formas como Aracy performatizou a si mesma enquanto uma subjetividade pública, a partir de resistências ao dispositivo e, especialmente, a partir de agonísticas. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study carries out an analysis on the discursivization of orality and the relations that are implied between power and knowledge. Firstly, it is observed how, in the historical period named Era Vargas , has occurred a saturation of the discourses which attempted to extract a truth from orality, caused by the role attributed to music as a political strategy and by the emergence of radio as mass culture. This paper proposes to discuss the machineries found in the discursivizations of orality based on the notion of apparatus, the apparatus of orality. From this perspective, this research deals with how the gendericity, raciality and the production of popular as discourse were engaged by the dispositive of orality. The functioning of the apparatus of orality is approached from the Aracy de Almeida s subjectification as a popular singer and the different ways in which her singing and performativity were discursivized: Aracy s singing as a happening in popular music. Additionally, Aracy s performativities are approached as a public subject by her resistance to the apparatus and, specially, by agonistics. en
dc.format.extent 253 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Lingüística pt_BR
dc.subject.classification Oralidade pt_BR
dc.subject.classification Música popular pt_BR
dc.title O samba em pessoa: Aracy de Almeida e o dispositivo da oralidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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