MODELO DE PREVISÃO DE PENALIZAÇÃO ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE DESSULFURIZAÇÃO DE GASES DE COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

MODELO DE PREVISÃO DE PENALIZAÇÃO ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE DESSULFURIZAÇÃO DE GASES DE COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL

Mostrar registro completo

Título: MODELO DE PREVISÃO DE PENALIZAÇÃO ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE DESSULFURIZAÇÃO DE GASES DE COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL
Autor: Vieira, Lara Werncke
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo formular uma Função de Penalização Energética (FPE) capaz de prever a quantidade de energia consumida nos sistemas de Dessulfurização de Gases de Combustão (FGD) de carvão mineral. Inicialmente, realizou-se a modelagem e a simulação de um sistema FGD por via úmida com calcário e comparou-se os resultados obtidos com os dados disponíveis em literatura para usinas termelétricas em operação. A próxima etapa consistiu da construção da Função de Penalização Energética (FPE) com a utilização do método de Planejamento de Experimento ou Design of Experimentes (DOE) Box-Behnken. A FPE foi formulada com base na variação de quatro parâmetros: temperatura de entrada dos gases de combustão, temperatura de saída dos gases limpos, eficiência de dessulfurização e a quantidade de SO2 presente nos gases de combustão. A resposta foi dada pelo parâmetro de observação denominado de razão de trabalho RT (kJ/mN3), que expressa a energia necessária para a remoção de dióxido de enxofre por unidade de volume de gases de combustão. A FPE foi formulada para três intervalos de eficiência de dessulfurização: (i) 97% a 100%; (ii) 97% a 99,99%; (iii) 97% a 99,5%, e o melhor resultado obteve diferença percentual máxima relativa entre a FPE e o modelo simulado de 1,86%. A análise dos parâmetros de controle constatou que a variação da temperatura dos gases de combustão e de saída dos gases limpos não exercem influência na RT, o que simplificou a FPE. A função simplificada chegou à máxima diferença percentual em relação ao modelo simulado de 1,41%.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde. Engenharia de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182478
Data: 2017-12-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Final.pdf 2.684Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar