O direito fundamental à educação: as barreiras à inclusão do educando com deficiência no sistema regular de ensino e a (in)eficácia social da legislação brasileira
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cancelier, Mikhail Vieira de Lorenzi |
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dc.contributor.author |
Valença, Bruna Costa |
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dc.date.accessioned |
2017-12-13T14:22:42Z |
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dc.date.available |
2017-12-13T14:22:42Z |
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dc.date.issued |
2017-12-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182154 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva verificar as barreiras à inclusão do educando com deficiência no sistema regular de ensino e, por consequência, ao exercício pleno de seu direito à educação, através da análise da eficácia social da legislação brasileira. Para tanto, analisa-se a trajetória histórica do atendimento educacional à pessoa com deficiência, perpassando pelas primeiras experiências educacionais desenvolvidas, institucionalização, surgimento das escolas e classes especiais, propostas de integração escolar e, por último, pelo conceito de educação inclusiva, modelo educativo que se busca alcançar com efetividade nos dias de hoje. Ademais, apresenta-se a legislação referente ao direito à educação e à educação das pessoas com deficiência, da primeira Constituição Brasileira à Lei Brasileira de Inclusão, promulgada em 2015, expondo-se, ao final, as principais barreiras arquitetônicas, comunicacionais e informacionais, metodológicas e pedagógicas, instrumentais e atitudinais constatadas nas escolas, que conduzem a ineficácia social da legislação brasileira. O método de abordagem adotado é o dedutivo e de procedimento o monográfico, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados, foram ainda realizadas seis entrevistas com estudantes de cursos de licenciatura e profissionais com experiência no atendimento de pessoas com deficiência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
88 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Eficácia social |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Barreiras à inclusão |
pt_BR |
dc.title |
O direito fundamental à educação: as barreiras à inclusão do educando com deficiência no sistema regular de ensino e a (in)eficácia social da legislação brasileira |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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