O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Frigo, Luciana Bolan
dc.contributor.author Silva, Lucas Matias da
dc.date.accessioned 2017-12-11T15:42:45Z
dc.date.available 2017-12-11T15:42:45Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181987
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pt_BR
dc.description.abstract A atuação dos militares no atendimento a sociedade é constantemente avaliada e rotulada, sendo comumente caracterizada como dura e fria. A formação que estas pessoas recebem nas escolas militares orienta e disciplina esta atuação. Com o objetivo de compreender o currículo e o processo educativo militar que forma os praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, identificar este currículo por meio dos gestos, falas, posturas, impressões e expressões, e analisar esta formação sob a ótica do militar formado, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com auxílio de tecnologias. Com a análise identificamos que o tratamento humilhante e desrespeitoso que os alunos receberam em seus primeiros cursos de formação, em um local com estruturas precárias, formou profissionais inseguros e sem autonomia. Identificamos também melhorias estruturais e de tratamento no ambiente de ensino ao longo do tempo, porém ainda com necessidades de uma formação libertadora, que estimule a criticidade e autonomia. pt_BR
dc.description.abstract The military's performance in serving society is constantly evaluated and labeled, being commonly characterized as stern and soulless. The training that these people receive in military schools guides and disciplines this action. In order to understand the curriculum and the military educational process that forms the firemen of the Military Fire Brigade of Santa Catarina, identify this curriculum through gestures, speeches, postures, impressions and expressions, and analyze this formation from the point of view of the military, a qualitative exploratory research was carried out with the aid of technologies. With the analysis we identified that the humiliating and disrespectful treatment that the students received in their first training courses, in a place with precarious structures, formed insecure professionals and without autonomy. We have also identified structural and treatment improvements in the teaching environment over time, but still with the need for a liberating education that encourages criticality and autonomy. pt_BR
dc.format.extent 105 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Currículo oculto pt_BR
dc.subject Formação militar pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.title O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Pós Tic-Vfinal-Lucas.pdf 844.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar