O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: O uso das tecnologias na análise crítica dos cursos de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Autor: Silva, Lucas Matias da
Resumo: A atuação dos militares no atendimento a sociedade é constantemente avaliada e rotulada, sendo comumente caracterizada como dura e fria. A formação que estas pessoas recebem nas escolas militares orienta e disciplina esta atuação. Com o objetivo de compreender o currículo e o processo educativo militar que forma os praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, identificar este currículo por meio dos gestos, falas, posturas, impressões e expressões, e analisar esta formação sob a ótica do militar formado, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com auxílio de tecnologias. Com a análise identificamos que o tratamento humilhante e desrespeitoso que os alunos receberam em seus primeiros cursos de formação, em um local com estruturas precárias, formou profissionais inseguros e sem autonomia. Identificamos também melhorias estruturais e de tratamento no ambiente de ensino ao longo do tempo, porém ainda com necessidades de uma formação libertadora, que estimule a criticidade e autonomia.The military's performance in serving society is constantly evaluated and labeled, being commonly characterized as stern and soulless. The training that these people receive in military schools guides and disciplines this action. In order to understand the curriculum and the military educational process that forms the firemen of the Military Fire Brigade of Santa Catarina, identify this curriculum through gestures, speeches, postures, impressions and expressions, and analyze this formation from the point of view of the military, a qualitative exploratory research was carried out with the aid of technologies. With the analysis we identified that the humiliating and disrespectful treatment that the students received in their first training courses, in a place with precarious structures, formed insecure professionals and without autonomy. We have also identified structural and treatment improvements in the teaching environment over time, but still with the need for a liberating education that encourages criticality and autonomy.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181987
Data: 2017-12-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Pós Tic-Vfinal-Lucas.pdf 844.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar