Qualidade em serviços de TI: estudo de caso em uma empresa líder no segmento de desenvolvimento de software no Brasil
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Trierweiller, Andréa Cristina |
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dc.contributor.author |
Franco, Gidian dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2017-12-07T21:22:47Z |
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dc.date.available |
2017-12-07T21:22:47Z |
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dc.date.issued |
2017-12-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181864 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados pelo setor de suporte de TI de uma empresa líder em desenvolvimento de software no Brasil. Para isto, realizou-se o levantamento de referencial teórico para explorar o tema de pesquisa. São apresentados os conceitos e ferramentas da qualidade, da prestação de serviços e suas características, e também, modelos para gerenciamento dos serviços de TI, em especial as melhores práticas ITIL®. Para realizar o levantamento dos dados, optou-se por realizar entrevistas em profundidade, semiestruturadas com pergunta abertas, para avaliar a qualidade percebida com base nas cinco dimensões da qualidade, são elas: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança, empatia. Com base nos resultados da pesquisa, verificou-se que, de modo geral o setor de suporte de TI presta seus serviços com qualidade, segundo a percepção dos entrevistados; contudo, pode-se citar alguns pontos de atenção, como por exemplo, melhorar a comunicação sobre o progresso das solicitações; realizar treinamentos com os colaboradores; ser proativo na identificação de manutenções, antes dos problemas ocorrerem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
91 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade em Serviços |
pt_BR |
dc.subject |
ITIL® |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Gerenciamento dos serviços de TI |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade em serviços de TI: estudo de caso em uma empresa líder no segmento de desenvolvimento de software no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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