dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio |
|
dc.contributor.author |
Veiga da Silva, Gabriela |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-06T02:05:37Z |
|
dc.date.available |
2017-12-06T02:05:37Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181707 |
|
dc.description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O uso de calçados de salto é um hábito muito presente entre o público feminino, associado a elegância e padrões estéticos de beleza, porém o uso prolongado pode gerar uma série de problemas, dentre eles a deformação dos pés, acidentes por quedas, perda do equilíbrio pela reduzida área de contato com o chão, torções, encurtamento muscular da panturrilha, dores na coluna e uma maior propensão ao halux valgo (joanete), o que configura uma situação que pode ser associada de forma direta ao desconforto. Com base nesta problemática, objetiva-se desenvolver um calçado feminino de salto de alto tendo como estratégia um foco estético formal, associado a ergonomia. A metodologia projetual foi o Guia de Referência para o Desenvolvimento de Projetos (GODP), que se estrutura com oito etapas, organizadas em três dimensões. Foi possível determinar os requisitos de projeto, com base nos blocos de referência usuário, produto e contexto, nos quais foram considerados aspectos ergonômicos, antropométricos, gênero, aspectos estruturais, funcionais, ambientes e tendências. O conforto e a estética associados a tendência, determinaram o projeto. Como resultado foi projetado um calçado feminino de salto, com componentes diferenciadas tais como solado e sola em poliuretano, salto em ABS, alma em aço, amortecimento frontal e traseiro em silicone, palmilha em látex, dentre outros detalhamentos. Complementando o projeto de produto foi desenvolvida sua identidade visual, sua embalagem, bem como a forma de divulgação por meio de mídias sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The high heels’ usage it’s a habit very present between the female public, related to elegance and Beauty aesthetic standards, however the prolonged use can generate a series of problems, included the foot's deformation, accidents caused by falls, loss of balance because of the reduced touch area with the floor, torsion, tight calf muscles, back pain and a bigger propension in develop hallux valgus, what is configure a situation that can be associated directly with discomfort. Based in this problematic, aims to develop a female high heels’ shoes having as the strategy a formal aesthetic focus, associated with ergonomic. The project methodology was The Reference Guide for Projects Development (GODP), which is structured in eight steps, organized in three dimensions. Was possible determined the project's requests, based on the references' blocks of usuarie, product, and context, that was considered ergonomic aspects, anthropometrics, gender, structural aspects, functional, ambients and trends. The comfort and the aesthetics associated with trends determined the project. As the result, a women's high-heeled shoes was projected, with differentiated such as sole in polyurethane, heel in ABS, shank in steel, front and rear cushioning in silicone, latex insole, among other details. Complementing the product design project was developed the visual identity, the packaging, as the modes of disclosure by social media. |
pt_BR |
dc.format.extent |
135 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Calçado |
pt_BR |
dc.subject |
Salto alto |
pt_BR |
dc.subject |
Design de Produto |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.subject |
High heels shoes |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos estéticos e ergonômicos no projeto de produto: Calçado feminino de salto alto |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |