METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION

Mostrar registro completo

Título: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION
Autor: FERREIRA, ELIANE DUARTE; MOREIRA, FERNANDA KEMPNER
Resumo: A eficácia das metodologias tradicionais de ensino tem sido questionada, especialmente diante de pessoas cada vez mais conectadas e gerações cada vez mais tecnológicas. Emerge, então, as chamadas metodologias ativas de aprendizagem como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem. Uma delas é o Peer Instruction desenvolvido pelo professor Eric Mazur na década de 1990. Este artigo tem como objetivo relatar duas experiências docentes na aplicação do Peer Instruction como elemento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em uma faculdade privada de Santa Catarina. Para isso, o estudo utilizou uma revisão sistemática da literatura em busca de outros relatos de experiência já publicados, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino-aprendizagem. Após a análise dos resultados da revisão sistemática, as autoras apresentaram seus relatos de experiência e realizaram uma comparação com os estudos já publicados, o que levou à percepção de que o Peer Instruction é uma metodologia de fácil aplicação e com resultados bastante satisfatórios, especialmente se realizados os ajustes necessários ao contexto de cada disciplina e a observação dos desafios apresentados.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135
Data: 2017-11-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
102_00146.pdf 356.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar