CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
BORGES, DANIELE SIMÕES |
|
dc.contributor.author |
COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA |
|
dc.contributor.author |
PEREIRA, SABRINA AMARAL |
|
dc.contributor.author |
SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE |
|
dc.contributor.author |
TAUCHEN, GIONARA |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T17:51:18Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T17:51:18Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo visa analisar o discurso de professores universitários, no que concerne o processo de formação, a fim de compreender quais elementos compõem a trajetória formadora na e para a docência universitária. Para isso, realizamos a investigação por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois buscamos compreender a coletividade discursiva dos docentes entrevistados atuantes em universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a análise dos discursos permitiu conhecer o entendimento coletivo acerca da formação universitária. Apresentaremos um recorte de uma pesquisa elaborada por um grupo de pesquisa, na qual refere-se ao processo de auto-eco-formação docente. Assim, a partir da análise do referido DSC, concebemos a formação de professores universitários como um processo contínuo e complexo que os orienta, em sentidos diversos, na busca por aprender coletivamente com os pares, potencializar os processos formativos da profissão e desenvolver a motivação para a atuação docente, enquanto um movimento de desenvolvimento recursivo. Sendo assim, constatamos que a formação docente está sempre em interação, visto que, ela se ativa nos processos de trocas entre indivíduos - indivíduos e indivíduos-contexto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento Complexo |
pt_BR |
dc.title |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar