CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA
Show full item record
Title:
|
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA |
Author:
|
BORGES, DANIELE SIMÕES; COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA; PEREIRA, SABRINA AMARAL; SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE; TAUCHEN, GIONARA
|
Abstract:
|
O presente artigo visa analisar o discurso de professores universitários, no que concerne o processo de formação, a fim de compreender quais elementos compõem a trajetória formadora na e para a docência universitária. Para isso, realizamos a investigação por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois buscamos compreender a coletividade discursiva dos docentes entrevistados atuantes em universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a análise dos discursos permitiu conhecer o entendimento coletivo acerca da formação universitária. Apresentaremos um recorte de uma pesquisa elaborada por um grupo de pesquisa, na qual refere-se ao processo de auto-eco-formação docente. Assim, a partir da análise do referido DSC, concebemos a formação de professores universitários como um processo contínuo e complexo que os orienta, em sentidos diversos, na busca por aprender coletivamente com os pares, potencializar os processos formativos da profissão e desenvolver a motivação para a atuação docente, enquanto um movimento de desenvolvimento recursivo. Sendo assim, constatamos que a formação docente está sempre em interação, visto que, ela se ativa nos processos de trocas entre indivíduos - indivíduos e indivíduos-contexto. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181068
|
Date:
|
2017-11-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar