Avaliação da aprendizagem do conceito de projeção cilíndrica ortogonal no ambiente virtual bilíngue : moobi

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação da aprendizagem do conceito de projeção cilíndrica ortogonal no ambiente virtual bilíngue : moobi

Mostrar registro completo

Título: Avaliação da aprendizagem do conceito de projeção cilíndrica ortogonal no ambiente virtual bilíngue : moobi
Autor: Rosa, Natana Souza da
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem apresenta diversos desafios para sua consecução, onde muitas vezes ambos os lados, professor e aluno, acabam por se sentirem frustrados por não lograrem êxito em sua conquista. Corroborando com essa afirmação, existem pesquisas que apontam que atualmente tanto no nível fumdamental quanto médio os alunos não possuem o conhecimento mínimo de matemática considerado necessário. Os estudos relacionados a área do ensino de Matemática demonstram a existência de uma enorme lacuna que percorre toda a estrutura educacional do aluno, sendo constatados problemas crônicos em matemática desde o ensino fundamental até a universidade. O problema se agrava ainda mais quando se trata de conteúdos relacionados a Geometria, Álgebra ou Trigonometria, no entanto esses conteúdos são extremamente importantes, pois servem como suporte no desenvolvimento em outras áreas das exatas, como as engenharias. Em especial, tem-se a Geometria como um ramo bastante importante dentro da Matemática, pois serve como instrumento significativo para outras áreas do conhecimento, destacando por exemplo os raciocínios dedutivo e indutivo, para tanto o seu ensino através de recursos visuais pode contribuir na melhor compreensão do conteúdo tornando o aprendizado muito mais significativo. Se os ouvintes já possuem dificuldade no aprendizado quiçá os alunos surdos, onde estudos demonstram suas dificuldades em compreender os conteúdo matemáticos pela falta de recursos adequados a esta deficiência. Este trabalho em especial trata do assunto de Projeção Cilíndrica Ortogonal, pois é um assunto pouco tratado no ensino fundamental e médio e que está presente nos cursos superiores das áreas de exatas. Devido as dificuldades relacionadas ao conteúdo de PCO foram criados Objetos de Aprendizagem acessíveis sobre este conteúdo, utilizando diferentes tipos de narrativas como contos e história em quadrinhos, sendo posteriormente esses OAs acessíveis de Projeção Cilíndrica Ortogonal foram organizados na forma de um curso e inseridos no Ambiente Virtual Bilíngue: MooBi, visando permitir uma aprendizagem instigante deste conteúdo para alunos surdos e ouvintes. Por fim com a realização do curso pelos alunos, desenvolveu-se uma investigação no intuito de verificar de que maneira os AOs contribuíram para a aprendizagem desses alunos sobre conteúdo de Projeção Cilíndrica Ortogonal. Os resultados encontrados foram significativamente satisfatórios, contudo se entende que ainda há um vasto campo a ser pesquisado.Abstract: The process of teaching and learning presents several challenges for its achievement, where often both sides, teacher and student, end up feeling frustrated by not achieving success in their conquest. Corroborating with this statement, it must be understood that the current level is not high. Studies related to the area of Mathematics teaching demonstrate the existence of a huge gap that runs through a whole educational structure of the student, being chronic problems in mathematics from elementary school to university. The problem has not yet been fixed when it comes to content related to Geometry, Algebra or Trigonometry. In particular, it has Geometry as a very important branch within Mathematics, to serve as a significant instrument for other areas of knowledge, highlighting for example deductive and inductive reasoning, so that its teaching through visual resources can contribute better Understanding the content Making learning much more meaningful. If the learners have not learned difficulty, they have not learned what the deaf students, the studies demonstrate their difficulties in relation to the mathematical content by lack of adequate resources to this deficiency. This work in particular deals with the text of Orthogonal Cylindrical Projection, since it is somewhat treated not elementary and middle school and that is present in the upper courses of the exact areas. Due to these difficulties related to PCO content, Learning Objects were created accessible through this content, using different types of narratives such as short stories and comics, and later the accessible LO of Orthogonal Cylindrical Projection were organized in the form of a course and inserted In the Bilingual Virtual Environment: MooBi, aiming to allow an instigating learning of this content for deaf students and listeners. Finally, with the completion of the course by students, an investigation was developed without any intention of verifying how the LO contributed to a learning about students about content of the Orthogonal Cylindrical Projection. The results were satisfactory, the result is the same as a search field.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179952
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
348477.pdf 2.823Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar