O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico

DSpace Repository

A- A A+

O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Rosemy da Silva pt_BR
dc.contributor.author Manchur, Josiane pt_BR
dc.date.accessioned 2017-09-05T04:03:02Z
dc.date.available 2017-09-05T04:03:02Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 348291 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa dissertação centra-se na apreensão e análise do ensino de geografia por meio da cultura ucraniana. Para isso nossa abordagem tem como foco o processo de constituição do lugar e as práticas culturais através das manifestações religiosas compreendendo o significado da religião para essa cultura, pois constroem no território como um dos primeiro marcos de sua identidade cultural pequenas igrejas, na qual é o local de encontros e práticas religiosas até os dias atuais. Nossa área de estudo é a Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no Município de Pitanga-PR, e as dezoito comunidades rurais que estão sob sua responsabilidade, bem como cidades vizinhas como Palmital, Santa Maria do Oeste, Ariranha do Ivaí, Ivaiporã, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque e Cândido de Abreu, destacando que em cada comunidade há uma igreja construída e mantida pelos descendentes de ucraniano. Para essa investigação adotam-se metodologias investigativas como trabalho de campo e entrevistas. Nesse contexto histórico compreendemos que a formação do espaço geográfico na escala local se torna objeto da pesquisa e ensino para as aulas de Geografia, visando uma aprendizagem integrada e contextualizada com a realidade. A partir dessa referência, tomamos um recorte metodológico da pesquisa-ação e a pesquisa no ensino, centrado em alunos como sujeitos do processo focado visando compreender o ensino geográfico até então aprendido por eles. Consideramos uma aprendizagem por meio dos conceitos geográficos e do método de pesquisa no ensino com alunos do projeto de Altas Habilidades do Colégio Antônio Dorigon através de dez encontros presenciais semanais de duração de duas horas com diferentes recursos didáticos, como músicas, poemas e fotografias, além de duas saídas de campo para estudo e observação da cultura ucraniana com objetivo final a elaboração de uma produção didática autoral sobre a temática. Destacamos assim a importância de se trabalhar com práticas pedagógicas na Educação Básica, que promovam o desenvolvimento da autonomia e construção do conhecimento articulado com a aprendizagem do estudo da realidade local como relevância, tanto por uma metodologia para melhor apropriação do sentido do espaço geográfico, como, em especial, em possíveis discussões sobre as dimensões do conhecimento geográfico. pt_BR
dc.format.extent 158 p.| il., gráfs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Pitanga (PR) pt_BR
dc.subject.classification Ucranianos pt_BR
dc.subject.classification Pitanga (PR) pt_BR
dc.title O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348291.pdf 5.075Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar