O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
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Title:
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O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico |
Author:
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Manchur, Josiane
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Abstract:
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O objetivo dessa dissertação centra-se na apreensão e análise do ensino de geografia por meio da cultura ucraniana. Para isso nossa abordagem tem como foco o processo de constituição do lugar e as práticas culturais através das manifestações religiosas compreendendo o significado da religião para essa cultura, pois constroem no território como um dos primeiro marcos de sua identidade cultural pequenas igrejas, na qual é o local de encontros e práticas religiosas até os dias atuais. Nossa área de estudo é a Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no Município de Pitanga-PR, e as dezoito comunidades rurais que estão sob sua responsabilidade, bem como cidades vizinhas como Palmital, Santa Maria do Oeste, Ariranha do Ivaí, Ivaiporã, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque e Cândido de Abreu, destacando que em cada comunidade há uma igreja construída e mantida pelos descendentes de ucraniano. Para essa investigação adotam-se metodologias investigativas como trabalho de campo e entrevistas. Nesse contexto histórico compreendemos que a formação do espaço geográfico na escala local se torna objeto da pesquisa e ensino para as aulas de Geografia, visando uma aprendizagem integrada e contextualizada com a realidade. A partir dessa referência, tomamos um recorte metodológico da pesquisa-ação e a pesquisa no ensino, centrado em alunos como sujeitos do processo focado visando compreender o ensino geográfico até então aprendido por eles. Consideramos uma aprendizagem por meio dos conceitos geográficos e do método de pesquisa no ensino com alunos do projeto de Altas Habilidades do Colégio Antônio Dorigon através de dez encontros presenciais semanais de duração de duas horas com diferentes recursos didáticos, como músicas, poemas e fotografias, além de duas saídas de campo para estudo e observação da cultura ucraniana com objetivo final a elaboração de uma produção didática autoral sobre a temática. Destacamos assim a importância de se trabalhar com práticas pedagógicas na Educação Básica, que promovam o desenvolvimento da autonomia e construção do conhecimento articulado com a aprendizagem do estudo da realidade local como relevância, tanto por uma metodologia para melhor apropriação do sentido do espaço geográfico, como, em especial, em possíveis discussões sobre as dimensões do conhecimento geográfico. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957
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Date:
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2016 |
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