Primavera Silenciosa: um estudo sob perspectiva de abordagem transdisciplinar na educação química

DSpace Repository

A- A A+

Primavera Silenciosa: um estudo sob perspectiva de abordagem transdisciplinar na educação química

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Regiani, Anelise Maria
dc.contributor.author Iasunaga, Fábio Norio
dc.date.accessioned 2017-08-11T11:49:47Z
dc.date.available 2017-08-11T11:49:47Z
dc.date.issued 2017-08-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178225
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Licenciatura em Química. pt_BR
dc.description.abstract O atual modo de raciocinar, sentir e organizar é direcionado pelo meio no qual nos desenvolvemos e nos transformamos em seres humanos. A sociedade nos configura com a predominância atual do cartesianismo (fragmentação, descontextualização, simplificação, redução, objetivismo e dualismo) que passou a organizar todo o sistema social e educacional e conformou o modo de pensar da humanidade nos últimos séculos. Esse modo cartesiano de ser direciona o olhar das pessoas exclusivamente para o que é objetivo e racional, desconsiderando a dimensão da vida e da cotidianidade: a emoção, o sentimento, a intuição, a sensibilidade e a corporeidade. A transdisciplinaridade é uma maneira de se buscar a compreensão do mundo e o sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva, onde nenhum saber é mais importante que outro. É uma nova abordagem científica e cultural que busca a unidade do conhecimento para encontrar um sentido para a existência do Universo, uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade. A transdisciplinaridade sugere a superação da mentalidade fragmentária, incentivando conexões e criando uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo. O presente trabalho propõe um estudo sobre as potencialidades oferecidas pelo livro Primavera Silenciosa, da bióloga estadunidense Rachel Carson, que podem ser utilizadas na educação química de adolescentes do Ensino Médio, o qual nos proporciona a oportunidade de debater sobre o uso dos pesticidas a partir de diferentes ópticas que podem ser conjugadas com aulas transdisciplinares de química, favorecendo as formações científica e crítica do sujeito, constituindo-se numa formação abrangente que faz conexões entre os conteúdos disciplinares e os fenômenos que nos rodeiam, e de que forma se dá a interação entre sujeito e mundo. pt_BR
dc.format.extent 32 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject transdisciplinaridade pt_BR
dc.subject educação química pt_BR
dc.subject pesticidas pt_BR
dc.title Primavera Silenciosa: um estudo sob perspectiva de abordagem transdisciplinar na educação química pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 496.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar