Primavera Silenciosa: um estudo sob perspectiva de abordagem transdisciplinar na educação química
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Regiani, Anelise Maria |
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dc.contributor.author |
Iasunaga, Fábio Norio |
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dc.date.accessioned |
2017-08-11T11:49:47Z |
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dc.date.available |
2017-08-11T11:49:47Z |
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dc.date.issued |
2017-08-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178225 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Licenciatura em Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O atual modo de raciocinar, sentir e organizar é direcionado pelo meio no qual nos desenvolvemos e nos transformamos em seres humanos. A sociedade nos configura com a predominância atual do cartesianismo (fragmentação, descontextualização, simplificação, redução, objetivismo e dualismo) que passou a organizar todo o sistema social e educacional e conformou o modo de pensar da humanidade nos últimos séculos. Esse modo cartesiano de ser direciona o olhar das pessoas exclusivamente para o que é objetivo e racional, desconsiderando a dimensão da vida e da cotidianidade: a emoção, o sentimento, a intuição, a sensibilidade e a corporeidade. A transdisciplinaridade é uma maneira de se buscar a compreensão do mundo e o sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva, onde nenhum saber é mais importante que outro. É uma nova abordagem científica e cultural que busca a unidade do conhecimento para encontrar um sentido para a existência do Universo, uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade. A transdisciplinaridade sugere a superação da mentalidade fragmentária, incentivando conexões e criando uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo. O presente trabalho propõe um estudo sobre as potencialidades oferecidas pelo livro Primavera Silenciosa, da bióloga estadunidense Rachel Carson, que podem ser utilizadas na educação química de adolescentes do Ensino Médio, o qual nos proporciona a oportunidade de debater sobre o uso dos pesticidas a partir de diferentes ópticas que podem ser conjugadas com aulas transdisciplinares de química, favorecendo as formações científica e crítica do sujeito, constituindo-se numa formação abrangente que faz conexões entre os conteúdos disciplinares e os fenômenos que nos rodeiam, e de que forma se dá a interação entre sujeito e mundo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
32 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
transdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
educação química |
pt_BR |
dc.subject |
pesticidas |
pt_BR |
dc.title |
Primavera Silenciosa: um estudo sob perspectiva de abordagem transdisciplinar na educação química |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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