Impacto energético e econômico de veículos elétricos em uma microrrede sob diferentes regimes de carregamento

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Impacto energético e econômico de veículos elétricos em uma microrrede sob diferentes regimes de carregamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bremermann, Leonardo Elizeire
dc.contributor.author Campozana, Kabian Sadi
dc.date.accessioned 2017-08-03T17:59:29Z
dc.date.available 2017-08-03T17:59:29Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178024
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Araranguá. Curso de Graduação em Engenharia de Energia. pt_BR
dc.description.abstract O setor de transporte é um dos maiores contribuintes para emissão de gases estufa. A inserção de veículos elétricos surge como alternativa para diminuir o uso dos combustíveis tradicionais. Entretanto, a adição de uma nova carga elétrica na rede pode causar danos colaterais aos seus coeficientes de adequabilidade e necessitar da ampliação da capacidade de geração da rede. Para avaliar o impacto de uma frota de veículos elétricos, foi realizada uma simulação com o software HOMER, considerando duas estratégias de recarga de veículos elétricos, a recarga direta e recarga em vale, para avaliar a diferença marginal entre as duas. O estudo foi realizado utilizando dados disponíveis de uma microrrede real, localizada no assentamento rural da Nova Amazônia, em Roraima. O resultado do estudo identificou que, quando comparando a adição da recarga direta com a adição da recarga em vale, na microrrede, houve o aumento da energia produzida pelo gerador a diesel. O aumento da energia produzida implicou também em um aumento de emissão de monóxido e dióxido de carbono, além de aumento no preço do kWh. pt_BR
dc.description.abstract The transport sector is one of the biggest contributors to greenhouse gas emissions. The electric vehicles are an alternative to reduce the use of fossil fuels. However, an addition of a new electric load in the power system might cause collateral damage to its adequacy indexes and the need of increasing the generation capacity. In order to evaluate the impact of a fleet of electric vehicles, a simulation was performed through the HOMER software, considering two electric vehicles charging strategies, direct charging and valley charging, to evaluate the marginal difference between them. The study was carried out using a real micro-grid, located in the rural settlement of Nova Amazônia, Roraima. The result of the study identified, when compared both charging strategies, the increase of the produced energy from the diesel generator. The increase in produced energy led to an increase in carbon monoxide and carbon dioxide emissions, as well as an increase in the kWh price. pt_BR
dc.format.extent 31 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Veículo elétrico pt_BR
dc.subject Carregamento pt_BR
dc.subject Microrrede pt_BR
dc.title Impacto energético e econômico de veículos elétricos em uma microrrede sob diferentes regimes de carregamento pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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