Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Asari, Natalia Vale
dc.contributor.author Goettems, Elisa Iahn
dc.date.accessioned 2017-07-31T20:57:21Z
dc.date.available 2017-07-31T20:57:21Z
dc.date.issued 2017-07-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho tem por escopo apresentar uma sequência com oito aulas, cujo enfoque é o ensino de Física Moderna e Contemporânea para o segundo ano do Ensino Médio em conexão com tópicos de Astronomia. Primeiro, são levantados os principais trabalhos sobre o tema do ensino de Física Moderna, que teve um grande número de publicações e discussões desde o início do século XIX. Posteriormente utilizam-se essas referências teóricas para justificar a sequência e as principais ferramentas utilizadas nas aulas são: O uso de analogias, atividades experimentais investigativas, e a exploração dos limites clássicos. Ainda discutem-se os principais motivos para inserir essas abordagens. E por fim a sequência didática é apresentada, com aulas divididas em momentos, nas quais são apresentadas atividades experimentais e investigativas e uso de analogias. Palavras-chave: Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Astronomia. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT The present work aims to present a sequence of eight classes, whose focus is teaching Modern and Contemporary Physics for the second year of High School in connection to topics in Astronomy. First the main studies on the subject of teaching Modern Physics are presented. This topic has had a great number of publications and discussions since the beginning of the 19st century. Subsequently, these theoretical references are used to justify the sequence of classes. The main tools used in the classes are: The use of analogies, experimental investigative activities, and the exploration of classical limits. The main reasons for using these approaches are discussed. Finally, the didactic sequence is presented, with classes divided into moments, in which experimental and investigative activities and the use of analogies are presented. Keywords: Physics Teaching. Modern and Contemporary Physics. Astronomy. pt_BR
dc.format.extent 70 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Espectroscopia pt_BR
dc.subject Física moderna e contemporânea pt_BR
dc.subject Astronomia pt_BR
dc.title Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC-Elisa.pdf 1.324Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar