Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio

Mostrar registro completo

Título: Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio
Autor: Goettems, Elisa Iahn
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem por escopo apresentar uma sequência com oito aulas, cujo enfoque é o ensino de Física Moderna e Contemporânea para o segundo ano do Ensino Médio em conexão com tópicos de Astronomia. Primeiro, são levantados os principais trabalhos sobre o tema do ensino de Física Moderna, que teve um grande número de publicações e discussões desde o início do século XIX. Posteriormente utilizam-se essas referências teóricas para justificar a sequência e as principais ferramentas utilizadas nas aulas são: O uso de analogias, atividades experimentais investigativas, e a exploração dos limites clássicos. Ainda discutem-se os principais motivos para inserir essas abordagens. E por fim a sequência didática é apresentada, com aulas divididas em momentos, nas quais são apresentadas atividades experimentais e investigativas e uso de analogias. Palavras-chave: Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Astronomia.ABSTRACT The present work aims to present a sequence of eight classes, whose focus is teaching Modern and Contemporary Physics for the second year of High School in connection to topics in Astronomy. First the main studies on the subject of teaching Modern Physics are presented. This topic has had a great number of publications and discussions since the beginning of the 19st century. Subsequently, these theoretical references are used to justify the sequence of classes. The main tools used in the classes are: The use of analogies, experimental investigative activities, and the exploration of classical limits. The main reasons for using these approaches are discussed. Finally, the didactic sequence is presented, with classes divided into moments, in which experimental and investigative activities and the use of analogies are presented. Keywords: Physics Teaching. Modern and Contemporary Physics. Astronomy.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854
Data: 2017-07-31


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC-Elisa.pdf 1.324Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar