Title: | Tipografia e alfabetização: criação e avaliação de uma fonte de texto para crianças |
Author: | Conto, Rafaela Fonseca de |
Abstract: |
Este projeto detalha o processo de criação de uma fonte tipográfica gratuita de uso educacional, voltada a crianças na faixa dos 6 a 7 anos, alunas das classes iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se de estudos sobre o processo de alfabetização e aprendizado da caligrafia no Brasil, seguindo-se dos estudos de legibilidade que têm como foco o jovem leitor ou seu educador. A partir de então, é implementada a metodologia de Matté (2008) em conjunto com etapas da Adobe (1995) e Buggy (2007), para criação e aprimoramento da fonte em si. Esta inclui ainda a aplicação de um teste de legibilidade para avaliação do desenho desenvolvido, baseado nos estudos de Rumjanek (2009), e realizado em conjunto com o Colégio de Aplicação da UFSC. A análise dos resultados apresentou bom desempenho da fonte desenvolvida, nomeada Adoleta, assim como dados acerca do uso de diferentes fontes no universo da alfabetização e a influência dos estilos trabalhados em sala de aula. This project details the process of designing a free educational typeface targeted at children aged 6 to 7, composed of students going through their literacy phase. It starts with studies on the process of literacy and calligraphic learning in Brazil, followed by legibility researches focused on young readers and their educators. From then on, Matté’s (2008) methodology, along with steps by Adobe (1995) and Buggy (2007), is used as a guide for the creation and improvement of the typeface. The project also includes a legibility test to evaluate the typographic alternative designed – based on the one applied by Rumjanek (2009) – and carried out in partnership with Colégio de Aplicação UFSC. The analysis of the results presented a good performance of the typeface created for the project, named Adoleta, as well as data about the use of different typefaces in the universe of literacy and the influence of their styles whilst in the environment of a classroom. |
Description: | PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177144 |
Date: | 2017-06-21 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCC_Tipografia_ ... ao_Rafaela_de_Conto_BU.pdf | 9.162Mb |
View/ |