Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda

DSpace Repository

A- A A+

Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda

Show full item record

Title: Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda
Author: Cunha, Julia Marina
Abstract: O projeto de aparelhos auditivos está inserido em uma cultura de design para a deficiência que ainda prioriza a discrição. A discrição no desenvolvimento de tecnologias assistivas é alcançada pelo encobrimento do produto, por meio de uma constante miniaturização tecnológica. A evolução do aparelho auditivo é uma sucessão de dispositivos projetados para serem invisíveis, produzidos em cores de pele, escondidos nas roupas, nos bolsos, atrás da orelha ou dentro da orelha. Gerando assim, um princípio de exclusão social e colocando a deficiência como sujeito necessitado de camuflagem. Assim, um produto que leve em consideração as características estéticos-formais, pode melhorar a autoestima e qualidade de vida dos usuários. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aparelho auditivo com direcionamento estético formal como acessório de moda. Utilizando a metodologia GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e buscando o desenvolvimento de um produto que se distancie do estigma de tecnologia assistiva, consideram- se os aspectos físicos e emocionais da relação entre produto e usuário. Por meio de um processo projetual empático, obtendo-se como resultado um aparelho auditivo personalizável direcionado esteticamente como acessório e mantendo-se as funcionalidades de um aparelho auditivo retroauricular. Destaca-se principalmente a aplicação do design para inclusão, saúde e bem-estar dos seres humanos.Hearing aids are developed within a culture of design for disability that still prioritizes discretion. Discretion in the development of assistive technologies is achieved by the masking of the product, through a constant technological miniaturization. The hearing aid’s evolution is a succession of devices designed to be invisible, produced in skin colors, hidden in clothes, pockets, behind or inside the ear. Thus, generating a principle of social exclusion and placing the disability as a subject that needs to be hidden. Therefore, a product that takes into consideration the aesthetic-formal characteristics too, can improve users' self-esteem and quality of life. This project aims to develop a hearing aid that can be seen as a fashion accessory. Using the GDP (Guidance of Development Projects) methodology and seeking the development of a product that distances itself from the assistive technology’s stigma, considering the physical and emotional relationship between the product and the user. By means of an empathic design process, the result was a customizable hearing aid that is aesthetically oriented as an accessory and keeps the functional characteristics of a retroauricular hearing aid. The application of design for user’s inclusion, health and well-being can be highlighted.
Description: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177087
Date: 2017-06-23


Files in this item

Files Size Format View Description
PCC_Julia_PDFA.pdf 26.91Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar