Influência do etanol na estimativa da idade da fonte em áreas impactadas por combustíveis com uso de modelo matemáticscbr (solução corretiva baseada no risco) - estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Corseuil, Henry Xavier |
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dc.contributor.author |
Curtarelli, Victor Pedroso |
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dc.date.accessioned |
2017-06-02T20:31:21Z |
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dc.date.available |
2017-06-02T20:31:21Z |
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dc.date.issued |
2017-06-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176201 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A avaliação da idade da fonte em casos de contaminações ambientais é relevante em função de questões forenses e, neste escopo, o uso da modelagem matemática pode ser de grande valia, principalmente se for considerada a influência do etanol no transporte e transformação dos compostos orgânicos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do etanol na estimativa da idade da fonte em áreas impactadas por combustíveis derivados do petróleo, utilizando o modelo matemático SCBR, para um estudo de caso na área de Petróleo e Gás. As características hidrogeológicas da área de estudo serviram de base para a simulação do fluxo subterrâneo e o comprimento da pluma do benzeno, baseado em dados de campo, foi utilizado como critério para comparação com as plumas simuladas para cenários com e sem etanol. Para os cenários sem a presença de etanol foram simulados o Diesel e a Gasolina Pura, cujo volume de fonte para ambos foi de 10m3, com coeficiente de biodegradação para o benzeno de 0,81 a-1. Para os cenários com etanol, foram simulados os combustíveis Gasolina Brasileira (GB), Gasolina Pura (GP) e Diesel (D), sendo que para os combustíveis Diesel (D+E) e Gasolina Pura (GP +E), foi simulada também uma fonte de 10 m3 de etanol juntamente com o volume de 10 m3 do combustível fóssil, mantendo-se o mesmo coeficiente de biodegradação para o benzeno e utilizando-se a meia-vida de 1 ano para o etanol para os três cenários (GB, GP+E, D+E). Somente para os cenários com a presença de etanol (GB, GP+E, D+E) foi possível atingir o comprimento de pluma estimado em campo aos 16 anos após o derramamento. As concentrações de benzeno para a Gasolina Brasileira atingiram os valores quantificados para a solubilidade do composto com a influência do efeito cossolvência. Para os combustíveis D+E e GP+E, ainda que o comprimento de pluma do benzeno, com a presença de etanol, tenha sido equivalente ao comprimento de pluma do benzeno simulado no combustível GB, não foi possível identificar concentrações simuladas de benzeno que identificassem o efeito cossolvência. O modelo SCBR se mostrou apto para simular a influência do etanol na estimativa de fontes com combustíveis fósseis, recomendando-se a verificação no modelo numérico da forma de implementação da influência do etanol para os combustíveis como o Diesel e a Gasolina Pura. |
pt_BR |
dc.format.extent |
163 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxo subterrâneo de água |
pt_BR |
dc.subject |
compostos BTEX |
pt_BR |
dc.subject |
etanol |
pt_BR |
dc.subject |
idade da fonte |
pt_BR |
dc.subject |
efeito cossolvência |
pt_BR |
dc.subject |
modelagem matemática |
pt_BR |
dc.title |
Influência do etanol na estimativa da idade da fonte em áreas impactadas por combustíveis com uso de modelo matemáticscbr (solução corretiva baseada no risco) - estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Nunes, Cristina Cardoso |
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