Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Freitas, Renato Hajenius Aché de |
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dc.contributor.author |
Silva, Nícolas da Rosa e |
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dc.date.accessioned |
2017-04-20T21:47:03Z |
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dc.date.available |
2017-04-20T21:47:03Z |
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dc.date.issued |
2016-07-04 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Embora não haja valorização de questões ligadas ao bem-estar de peixes por nossa sociedade, atualmente existe um considerável corpo de evidências que apontam para a senciência desses animais. No planejamento de ambientes para esses animais é importante a utilização de condições que lhes sejam relevantes, por meio de metodologias que indiquem o quão significativa a condição é em relação as demais. Nesse sentido, alguns autores sugerem medir a força despendida pelo animal para conquistar um recurso como um indicador de intensidade de preferência. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a velocidade de aprendizagem de um peixe na obtenção de um recurso também pode ser um bom indicador, sendo este o objetivo do presente estudo. Assim, quanto mais rápida a aprendizagem do peixe mais importante seria uma condição para seu bem-estar. Para testar essa ideia, grupos de três peixes-paulistinha, Danio rerio, foram testados em um aquário labirinto, que na área central apresenta quatro corredores, dois para condição preferencial, estando um deles marcado e outro bloqueado, um para uma condição neutra e outro para uma aversiva. Três tratamentos (n=5) foram realizados: (i) enriquecido com abrigo, fundo preto e vegetação; (ii) parcialmente enriquecido: tinha somente fundo preto; (iii) controle: não apresentava enriquecimento. Cada grupo de D. rerio foi testado por dez dias seguidos, uma vez ao dia, aleatorizando a posição de cada condição. O comportamento dos animais era gravado, sendo contabilizados os acessos à condição preferencial, por meio de variável relativa ao tempo e variáveis relativas aos acessos dos corredores. Foi considerada somente a média dos dados do primeiro e segundo peixe. Foi observado que no tratamento enriquecido houve sedimentação da aprendizagem no 4ª dia de teste, não havendo aprendizagem para os outros tratamentos, fator relacionado às funções que a condição preferencial oferece. O presente trabalho indica que o processo de aprendizagem para obter uma dada condição depende do conforto que esta proporciona a D. rerio, sendo sugerida a utilização desta metodologia para outras espécies de peixes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
42 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Preferência |
pt_BR |
dc.subject |
comportamento |
pt_BR |
dc.subject |
enriquecimento ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
motivação |
pt_BR |
dc.subject |
senciência |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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