Bob Esponja Calça Quadrada: a biologia narrada no desenho animado
Show full item record
Title:
|
Bob Esponja Calça Quadrada: a biologia narrada no desenho animado |
Author:
|
Freitas, Mariana Iung
|
Abstract:
|
O presente trabalho teve como base teórica os Estudos Culturais, a Pedagogia Cultural e a mídia, fixado no argumento de que os conhecimentos podem ser vistos em ação através de diferentes lugares, como nas escolas, nos livros, nas revistas, nos jornais, nos filmes e nos desenhos animados. Essa pesquisa teve como objetivo problematizar como a biologia é narrada pelo desenho – Bob esponja Calça Quadrada – vinculado ao canal de televisão por assinatura Nickelodeon. Três episódios foram analisados detalhadamente e neles há sempre a resolução de conflitos que fogem a uma racionalidade científica. A partir da análise é possível afirmar que a forma com que o desenho apresenta a biologia, nada mais é do que uma das diversas versões da ciência que o criar da animação escolheu para contar a história dos animais marinhos, além da confirmação de que o educacional está em várias bases, áreas e artefatos e que é possível investigar e conhecer outras narrativas e formas de pensar e perceber a natureza e o mundo. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174944
|
Date:
|
2015-12-02 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar