Motivação dos alunos do ensino médio: o que a escola e o bio-PIBID têm a oferecer?

DSpace Repository

A- A A+

Motivação dos alunos do ensino médio: o que a escola e o bio-PIBID têm a oferecer?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de
dc.contributor.author Cardoso, Alviani Terezinha Kunzler
dc.date.accessioned 2017-04-12T21:10:15Z
dc.date.available 2017-04-12T21:10:15Z
dc.date.issued 2015-09-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174795
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades que a escola e o Bio-PIBID oferecem para motivar os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, para isso foram analisados documentos da escola, dos projetos que estão sendo executados nela e de uma pesquisa em que a escola foi participante. Ainda foi realizada uma entrevista com a direção da escola, baseada em vinte e cinco questões abertas, que podem estar relacionadas com a motivação dos alunos segundo o esquema relacional. Neste trabalho estão descritos os projetos: Programa de Bolsas de Iniciação a Docência- Subprojeto PIBID-Biologia (Bio-PIBID), Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) e o Projeto Interdisciplinar Identidade. Para analisar os dados obtidos na entrevista, foi utilizada a teoria de “Análise de Conteúdo” como referencial metodológico, na qual as respostas da entrevista gravadas e posteriormente transcritas, foram analisadas e interpretadas de forma reflexiva e crítica, correlacionando com dados obtidos da Secretaria do Estado da Educação e de uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho - TMT, em que a escola foi participante. Por fim, este trabalho levantou considerações relevantes ao Bio-PIBID, indicando sobre em que aspectos os bolsistas podem atuar para contribuir com a escola, e para motivar os alunos, colaborando também para diminuir o fracasso e evasão escolar. pt_BR
dc.format.extent 92 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Motivação dos alunos pt_BR
dc.subject Bio-PIBID pt_BR
dc.subject E.B.B. Getúlio Vargas pt_BR
dc.title Motivação dos alunos do ensino médio: o que a escola e o bio-PIBID têm a oferecer? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Toni, Daniela Cristina de


Files in this item

Files Size Format View
TCC Alviane.pdf 1023.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar