Motivação dos alunos do ensino médio: o que a escola e o bio-PIBID têm a oferecer?
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Edmundo Carlos de |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Alviani Terezinha Kunzler |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-12T21:10:15Z |
|
dc.date.available |
2017-04-12T21:10:15Z |
|
dc.date.issued |
2015-09-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174795 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades que a escola e o Bio-PIBID oferecem para motivar os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, para isso foram analisados documentos da escola, dos projetos que estão sendo executados nela e de uma pesquisa em que a escola foi participante. Ainda foi realizada uma entrevista com a direção da escola, baseada em vinte e cinco questões abertas, que podem estar relacionadas com a motivação dos alunos segundo o esquema relacional. Neste trabalho estão descritos os projetos: Programa de Bolsas de Iniciação a Docência- Subprojeto PIBID-Biologia (Bio-PIBID), Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) e o Projeto Interdisciplinar Identidade. Para analisar os dados obtidos na entrevista, foi utilizada a teoria de “Análise de Conteúdo” como referencial metodológico, na qual as respostas da entrevista gravadas e posteriormente transcritas, foram analisadas e interpretadas de forma reflexiva e crítica, correlacionando com dados obtidos da Secretaria do Estado da Educação e de uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho - TMT, em que a escola foi participante. Por fim, este trabalho levantou considerações relevantes ao Bio-PIBID, indicando sobre em que aspectos os bolsistas podem atuar para contribuir com a escola, e para motivar os alunos, colaborando também para diminuir o fracasso e evasão escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação dos alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Bio-PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
E.B.B. Getúlio Vargas |
pt_BR |
dc.title |
Motivação dos alunos do ensino médio: o que a escola e o bio-PIBID têm a oferecer? |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Toni, Daniela Cristina de |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar