Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica

DSpace Repository

A- A A+

Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Trevisan, Rafael
dc.contributor.author Almeida, Amanda Formehl
dc.date.accessioned 2017-04-11T18:38:52Z
dc.date.available 2017-04-11T18:38:52Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho intenciona verificar, por meio de análises das provas de vestibulares das principais Universidades Federais do Sul do Brasil e do ENEM/MEC, juntamente com uma pesquisa das áreas de saber exigidas pelos PCNs, se existem tendências nos conteúdos de Botânica que foram exigidos nos vestibulares dos últimos anos e se essas tendências podem ter algum impacto sobre a formação dos cidadãos. Os dados sobre as questões foram tabulados em planilhas e classificados nas áreas de Anatomia, Fisiologia, Sistemática, Ecologia, Genética ou Multidisciplinar e nos grupos tradicionalmente tratados pela Botânica: algas, fungos, briófitas, criptógamas vasculares, gimnospermas ou angiospermas. Percebeu-se que entre as áreas, Anatomia Vegetal é a mais tratada nas questões de vestibular e o grupo mais abordado é o das angiospermas. Observou-se que existe um grande desequilíbrio tanto entre áreas quanto entre grupos abordados. Considerando que muitas instituições do ensino médio tem um direcionamento de formação para os concursos vestibulares, pressupõe-se que esse desequilíbrio nos conteúdos pode acarretar em uma deformação nas competências teóricas do cidadão, o que pode refletir diretamente sobre sua percepção do ambiente, biodiversidade e conservação dos ecossistemas. pt_BR
dc.format.extent 33 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Vestibular pt_BR
dc.subject Botânica pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject PCNs pt_BR
dc.title Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
AMANDA FORMEHL ... ra impressao_Completa.pdf 387.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar