Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Trevisan, Rafael |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Amanda Formehl |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-11T18:38:52Z |
|
dc.date.available |
2017-04-11T18:38:52Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho intenciona verificar, por meio de análises das provas de vestibulares das principais Universidades Federais do Sul do Brasil e do ENEM/MEC, juntamente com uma pesquisa das áreas de saber exigidas pelos PCNs, se existem tendências nos conteúdos de Botânica que foram exigidos nos vestibulares dos últimos anos e se essas tendências podem ter algum impacto sobre a formação dos cidadãos. Os dados sobre as questões foram tabulados em planilhas e classificados nas áreas de Anatomia, Fisiologia, Sistemática, Ecologia, Genética ou Multidisciplinar e nos grupos tradicionalmente tratados pela Botânica: algas, fungos, briófitas, criptógamas vasculares, gimnospermas ou angiospermas. Percebeu-se que entre as áreas, Anatomia Vegetal é a mais tratada nas questões de vestibular e o grupo mais abordado é o das angiospermas. Observou-se que existe um grande desequilíbrio tanto entre áreas quanto entre grupos abordados. Considerando que muitas instituições do ensino médio tem um direcionamento de formação para os concursos vestibulares, pressupõe-se que esse desequilíbrio nos conteúdos pode acarretar em uma deformação nas competências teóricas do cidadão, o que pode refletir diretamente sobre sua percepção do ambiente, biodiversidade e conservação dos ecossistemas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
33 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Vestibular |
pt_BR |
dc.subject |
Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
PCNs |
pt_BR |
dc.title |
Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar