Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica
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Title:
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Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica |
Author:
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Almeida, Amanda Formehl
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Abstract:
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Este trabalho intenciona verificar, por meio de análises das provas de vestibulares das principais Universidades Federais do Sul do Brasil e do ENEM/MEC, juntamente com uma pesquisa das áreas de saber exigidas pelos PCNs, se existem tendências nos conteúdos de Botânica que foram exigidos nos vestibulares dos últimos anos e se essas tendências podem ter algum impacto sobre a formação dos cidadãos. Os dados sobre as questões foram tabulados em planilhas e classificados nas áreas de Anatomia, Fisiologia, Sistemática, Ecologia, Genética ou Multidisciplinar e nos grupos tradicionalmente tratados pela Botânica: algas, fungos, briófitas, criptógamas vasculares, gimnospermas ou angiospermas. Percebeu-se que entre as áreas, Anatomia Vegetal é a mais tratada nas questões de vestibular e o grupo mais abordado é o das angiospermas. Observou-se que existe um grande desequilíbrio tanto entre áreas quanto entre grupos abordados. Considerando que muitas instituições do ensino médio tem um direcionamento de formação para os concursos vestibulares, pressupõe-se que esse desequilíbrio nos conteúdos pode acarretar em uma deformação nas competências teóricas do cidadão, o que pode refletir diretamente sobre sua percepção do ambiente, biodiversidade e conservação dos ecossistemas. |
Description:
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TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744
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Date:
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2015 |
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