Sequência didática: uma proposta diferente para estudar a formação e a diversidade étnico-racial do povo brasileiro
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz |
|
dc.contributor.author |
BONES, Roselaine de Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-22T17:40:17Z |
|
dc.date.available |
2017-03-22T17:40:17Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174174 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de uma sequência didática sobre a formação e diversidade étnico-racial do povo Brasileiro, que foi aplicada em três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre os desafios e resultados desta intervenção. Esta sequência buscou apresentar a origem do povo brasileiro e a constituição atual deste, ampliando a competência comunicativa e de pesquisa dos alunos e alunas, observação das realidades, exercitando a convivência crítica e respeitosa, por meio de situações lúdicas. Este estudo é resultado de minha intervenção como professora regente de duas turmas de terceiro ano e uma turma de quinto ano das Redes Municipais de Balneário Camboriú e de Camboriú, entre agosto de 2015 e agosto de 2016, contemplando a Lei 11.645 de 08 de março de 2008 e os próprios conteúdos programáticos estabelecidos nos planos municipais. A discussão deste tema com as crianças levou-nos à análise da realidade que temos: o racismo presente na sociedade civil, a desigualdade social, a discriminação aos povos indígenas, e as condições sociais da população brasileira hoje. |
pt_BR |
dc.format.extent |
pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Raça. Etnia. Sequência Didática. Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Sequência didática: uma proposta diferente para estudar a formação e a diversidade étnico-racial do povo brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
AMÂNCIO, Hérder Pires |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar