Sequência didática: uma proposta diferente para estudar a formação e a diversidade étnico-racial do povo brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Sequência didática: uma proposta diferente para estudar a formação e a diversidade étnico-racial do povo brasileiro

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz
dc.contributor.author BONES, Roselaine de Andrade
dc.date.accessioned 2017-03-22T17:40:17Z
dc.date.available 2017-03-22T17:40:17Z
dc.date.issued 2017-03-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174174
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de uma sequência didática sobre a formação e diversidade étnico-racial do povo Brasileiro, que foi aplicada em três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre os desafios e resultados desta intervenção. Esta sequência buscou apresentar a origem do povo brasileiro e a constituição atual deste, ampliando a competência comunicativa e de pesquisa dos alunos e alunas, observação das realidades, exercitando a convivência crítica e respeitosa, por meio de situações lúdicas. Este estudo é resultado de minha intervenção como professora regente de duas turmas de terceiro ano e uma turma de quinto ano das Redes Municipais de Balneário Camboriú e de Camboriú, entre agosto de 2015 e agosto de 2016, contemplando a Lei 11.645 de 08 de março de 2008 e os próprios conteúdos programáticos estabelecidos nos planos municipais. A discussão deste tema com as crianças levou-nos à análise da realidade que temos: o racismo presente na sociedade civil, a desigualdade social, a discriminação aos povos indígenas, e as condições sociais da população brasileira hoje. pt_BR
dc.format.extent pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Raça. Etnia. Sequência Didática. Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Sequência didática: uma proposta diferente para estudar a formação e a diversidade étnico-racial do povo brasileiro pt_BR
dc.type TCCes pt_BR
dc.contributor.advisor-co AMÂNCIO, Hérder Pires


Files in this item

Files Size Format View
TCC_ROSELAINE-23FEV2017 (1).pdf 857.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar