A EDUCAÇÃO EM GÊNERO PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Maria Eduarda |
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dc.contributor.author |
Benincá Mariani, Leonirce Maria |
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dc.date.accessioned |
2017-03-02T16:50:38Z |
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dc.date.available |
2017-03-02T16:50:38Z |
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dc.date.issued |
2017-03-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173893 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve por objetivo identificar abordagens na educação em gênero para crianças, através de um levantamento bibliográfico, a fim de promover reflexões sobre violência e sua prevenção no cotidiano escolar. O problema de pesquisa foi: como é desenvolvido o tema Gênero para crianças, identificando e prevenindo a violência de gênero na escola? Nas discussões sobre o conceito de gênero, Scott (1989) entende que gênero passa pelo debate político e analítico e independe da anatomia do indivíduo. Gênero não diz respeito somente às mulheres, mas elas fazem parte da construção histórica dos “feminismos”, que lutam contra as desigualdades, discriminações, estereótipos e pelo respeito à diversidade. No embasamento teórico da pesquisa, abordou-se um pouco da história dos feminismos, a violência de gênero e as políticas públicas para seu enfrentamento. Analisou-se as relações de gênero e a violência discutidas por diversos autores, apontando três eixos que promovem reflexão sobre a violência contra crianças no meio familiar, violência de gênero na escola e a homofobia, assim como o uso de materiais didáticos escolares embasados na heteronormatividade. Percebeu-se a relevância do tema pesquisado que é pouco investigado, principalmente quando se trata da infância. Há necessidade de realizar novos estudos a fim de construir o “marco da diversidade” e inseri-lo no processo de ensino e aprendizagem com naturalidade e respeito. Também se faz necessário implementar análise e revisão de materiais escolares embasados na heteronormatividade, reformulando-os na perspectiva da diversidade, para que seja possível implementar a abordagem da educação em gênero para crianças com vistas à prevenção da violência na escola e na sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Violência de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Heteronormatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A EDUCAÇÃO EM GÊNERO PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
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