Title: | Pensando a Gestão Escolar: Políticas e práticas desenvolvidas em uma escola de Laguna/SC |
Author: | Carvalho, Juliana Fagundes de |
Abstract: |
RESUMO Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos na trajetória do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – GDE, da Universidade Federal de Santa Catarina, Polo de Ensino a Distância de Laguna/SC. Trata-se de uma pesquisa reflexiva e teórica, que busca resgatar e discutir questões inerentes à Gestão Escolar, tendo em vista as possibilidades pelo viés das questões de Gênero e Diversidade na Escola, com segmentado dessa forma: (a) Gestão Escolar na realidade Brasileira, como maneira de discorrer acerca das formas de seleção dos diretores(as), debatendo sobre as Políticas Públicas envolvidas na constituição e cumprimento da Gestão Democrática prevista no Plano Nacional de Educação (2014); (b) Dimensões da Gestão Escolar, baseadas na organização sistemática de competências que devem ser apresentadas pela equipe de Gestão Escolar, a qual deve ter como propósito promover a qualidade e melhoria da educação (LÜCK, 2009); (c) Reflexões sobre as práticas de Gestão Escolar em uma escola de Laguna/SC, a qual traz considerações relacionadas aos níveis de desempenho escolar dos(as) alunos(as) e as ações de trabalho de Gestão, baseadas em índices de avaliações externas e dados relativos às taxas de aprovação e evasão. Este estudo tem por essência um potencial impulsionador a sucessão de novas pesquisas e repensar o que se propõe como uma educação de qualidade para todos(as), a qual deve evidenciar, em diagnóstico, a realidade do acesso à educação, condições de permanência, qualidade do ensino, visto que o fracasso escolar está associado ao modo como a escola se organiza e estabelece as relações inerentes as sua rotina, as quais por vezes reafirmam a ideia de que certos(as) alunos(as) não são capazes de aprender, por serem pobres, seus responsáveis não serem alfabetizados e com baixa renda, serem negros, dentre outras características estigmatizantes (LOUZANO, 2013). ABSTRACT This work is part of studies developed throughout the Specialization Course on Gender and Diversity at School – GDS, from Federal University of Santa Catarina, Distance Education Pole of Laguna/SC. The type of research was reflexive and theoretical, which aims to revive and discuss issues pertaining to School Management, according to the possibilities based on Gender and Diversity at School, segmented as follows: (a) School Management within Brazilian Reality, as a mean of addressing selection processes of school principals, debating on public policies involved in the constitution and compliance of Democratic Management, referred to in the National Education Plan (2014); (b) School Management Dimensions, based on the systematic organization of competencies that must be presented by the School Management Staff; which should have as a purpose the promotion of quality and improvement of education (LÜCK, 2009); (c) Reflections on School Management Practices in a school of Laguna/SC, bringing considerations regarding levels of students’ school performance and actions of management work. This study has, by essence, an enabling potential towards succession of new researches and a rethinking of what has been proposed as quality education for all, which must evidence, with diagnosis, the reality of the access to education, conditions to stay and teaching quality, since school failure is associated to how the school is organized and establishes the relations inherent to its routine, which sometimes reassure the idea that some students are not capable of learning due to poverty, to the fact that their carers are not literate and are low-income people, to being black, amongst other stigmatizing characteristics (LOUZANO, 2013). |
Description: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173858 |
Date: | 2016-12-02 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Juliana Fagundes - TCC - versao final.pdf | 1.347Mb |
View/ |
Pensando a gestão escolar: políticas e práticas desenvolvidas em uma escola Laguna/SC |