Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Graupe, Mareli Eliane
dc.contributor.author Abreu, Maria Gabriela
dc.date.accessioned 2017-03-01T01:05:45Z
dc.date.available 2017-03-01T01:05:45Z
dc.date.issued 2017-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173852
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é o resultado da pesquisa realizada para a conclusão do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui como objetivo geral analisar as percepções dos estudantes de ensino médio sobre os projetos envolvendo gênero e sexualidade na Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl. Quanto à metodologia utilizada, foram realizadas quatro entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes do ensino médio que participaram do projeto durante três anos. Os principais resultados apontam que mesmo não conseguindo atingir a todas/os, o projeto provocou transformações efetivas nas ações e falas de alunos e alunas, de modo que a consciência sobre a necessidade de respeito e aceitação do/a outro/a é consenso. Ressaltou também que a escola não é a única responsável pelas percepções sobre gênero e sexualidade de alunas e alunos, sendo estas resultados de processos, experiências e vivências históricas, sociais e culturais. pt_BR
dc.description.abstract The present work is the result of the research done for the conclusion of the Specialization Course on Gender and Diversity in School, from the Gender Studies Institute of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It presents as general objective to analyze the perceptions of high school students about the projects involving gender and sexuality in the School of Basic Education Coronel Antônio Lehmkuhl. As for the methodology used, four individual semi-structured interviews were conducted with high school students who participated in the project for three years. The main results point out that even though it did not reach all of them, the project provoked effective transformations in the actions and speeches of students, the awareness on the need for respect and acceptance of the other is a consensus. This work emphasized that the school is not the only agent responsable for the perceptions about gender and sexuality of students, which is a combination of processes with historical, social and cultural experiences. pt_BR
dc.format.extent 59 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Gênero. Sexualidade. Escola. Educação. pt_BR
dc.title Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Final PDF.pdf 1.066Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar