Educação para diversidade de gênero?: Uma análise sobre a prática pedagógica no Instituto Guga Kuerten

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Educação para diversidade de gênero?: Uma análise sobre a prática pedagógica no Instituto Guga Kuerten

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barreto, Letícia Cardoso
dc.contributor.author Danielli, Françoise
dc.date.accessioned 2017-02-28T17:20:16Z
dc.date.available 2017-02-28T17:20:16Z
dc.date.issued 2017-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173849
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract Historicamente sabemos que as relações de gênero se construíram a partir da desigualdade entre os homens e as mulheres. O poder político, o acesso ao trabalho e ao ensino, o poder de escolha e de decisão sobre sua vida afetivo-sexual, resultaram em segregação, opressão e dominação para as mulheres. O último século de avanço de direito das mulheres contribuiu com que a reflexão e o debate alcançassem a sociedade e tomasse as ruas e os espaços públicos, através da luta das mulheres pelos direitos a igualdade. Os espaços educacionais reprodutores de ideologias, que atendem aos interesses da sociedade (ou deveriam atender) diante da realidade da luta das mulheres e de outras minorias como os GLBTTT, os negros, indígenas, quilombolas e outros grupos, são diretamente responsáveis em promover uma educação intencional que conduza a uma educação para a diversidade. Os vários âmbitos da educação, seja informal, não formal e formal, devem garantir uma educação para a diversidade, seja através de seus currículos, metodologias ou práticas cotidianas, conduzindo para uma cultura ao respeito e a paz. Partindo deste contexto o presente estudo teve como objetivo verificar em que medida a proposta de educação para a diversidade de gênero é incorporada na prática do Instituto Guga Kuerten. O caminho metodológico utilizado para o estudo foi uma pesquisa caracterizada pela proposta descritiva, por estando dentro de análises quantitativas e qualitativas, que garantiu o levantamento de dados, além de exploratória pois investigou a metodologia do IGK. Participaram do estudo 6 educadoras que foram sorteadas e aceitaram participar da pesquisa através da resposta de um questionário pré-estabelecido com questões objetivas e dissertativas. Os resultados evidenciaram que a proposta do IGK atende em partes uma proposta de uma educação para a diversidade de gênero. Nesse sentindo entendemos a necessidade da formação inicial e continuada dentro desse espaço de educação não formal. pt_BR
dc.format.extent 50 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gênero. Diversidade. Prática Pedagógica. Instituto Guga Kuerten. pt_BR
dc.title Educação para diversidade de gênero?: Uma análise sobre a prática pedagógica no Instituto Guga Kuerten pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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