Gênero, sexo e sexualidade na educação infantil: O que dizem os documentos da rede municipal de ensino de Florianópolis

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Gênero, sexo e sexualidade na educação infantil: O que dizem os documentos da rede municipal de ensino de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Buss-Simão, Marcia
dc.contributor.author Silva, Karine Zimmer da
dc.date.accessioned 2017-02-28T13:23:52Z
dc.date.available 2017-02-28T13:23:52Z
dc.date.issued 2017-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173848
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, em nível de especialização, teve como problemática e objetivo localizar nos documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis concepções a respeito de gênero, sexo e sexualidade. Para alcançar tal objetivo utilizou como metodologia a pesquisa documental qualitativa nos documentos selecionados a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009); b) Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2012); c) Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); lançando mão da Técnica de Análise de Conteúdo visando localizar e analisar as presenças e/ou ausências das palavras-chaves selecionadas para a busca nos documentos: crianças, meninas, meninos, diversidade, gênero, sexo, sexualidade, masculino, feminino, masculinidade, feminilidade, mulher e homem. Para as análises recorremos aos referenciais teóricos de estudos de gênero e sexualidade, especialmente os que tratam dessa temática em contextos educativos. As análises indicam que algumas destas palavras são utilizadas para universalizar determinado sujeito e que a quantidade de vezes que cada palavra aparece nos documentos vem diminuindo seu uso de um documento para outro. O que fica evidente é que o uso das palavras denotam concepções e reproduzem estereótipos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Orientações curriculares pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.title Gênero, sexo e sexualidade na educação infantil: O que dizem os documentos da rede municipal de ensino de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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