Há espaço para a inclusão da temática gênero e diversidade na formação policial da ACADEPOL/SC?
Show full item record
Title:
|
Há espaço para a inclusão da temática gênero e diversidade na formação policial da ACADEPOL/SC? |
Author:
|
Nunes-Scardueli, Márcia Cristiane
|
Abstract:
|
O presente trabalho aborda o período de formação policial civil em Santa Catarina, visando discutir a possibilidade de inclusão das temáticas gênero e diversidade na grade curricular dos policiais civis em formação na ACADEPOL/SC. Foram analisados dez planos de ensino aplicados na formação policial do ano de 2016, referente às oito áreas temáticas sugeridas pela Matriz Curricular Nacional para o ensino policial. Os planos de ensino selecionados foram discutidos numa perspectiva linguístico-discursiva que se valeu dos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa para explorar o contexto, o(s) discurso(s) e o(s) silenciamento(s) presente nos textos dos planos de ensino. Explicitamente, apenas um dos planos analisados apresentou a inserção dos termos gênero, diversidade e cidadania, porém isso não permite dizer que em outras disciplinas a abordagem não seja feita, como também não permite dizer que a inserção dos termos é garantia da efetivação de discussões relevantes sobre essas questões. No que concerne à pergunta que deu início a este trabalho, se há espaço para a inclusão da temática gênero e diversidade na formação policial que se realiza na ACADEPOL/SC, a resposta é sim; ainda que ajustes, reformulações e adequações sejam necessárias e urgentes para garantir uma formação policial civil, que atenda aos anseios da sociedade atual. |
Description:
|
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173833
|
Date:
|
2016-12-10 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar