Homens pedagogos? A vivência dos professores que atuam com crianças na região de Braço do Norte-SC

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Homens pedagogos? A vivência dos professores que atuam com crianças na região de Braço do Norte-SC

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Title: Homens pedagogos? A vivência dos professores que atuam com crianças na região de Braço do Norte-SC
Author: Althoff, KatianyCargnin
Abstract: A presente investigação refere-se às vivências dos homens que escolheram a profissão de pedagogo na região do município de Braço do Norte- SC. Por essa razão, buscou-se analisar aspectos da história da educação em Santa Catarina e como os homens estavam inseridos no espaço escolar, a feminização do magistério e quais os percalços que esses professores enfrentam nos dias atuais. Para o levantamento dos Professores Pedagogos que atuam nessa região, buscamos nas listagens do último concurso público do magistério de Santa Catarina (2012), listagens para admissão de professores em caráter temporário municipal e estadual (2016) e na conversa com colegas de profissão, que foram relatando os profissionais que conheciam. Encontramos cinco professores que se disponibilizaram a participar desse estudo. Utilizamos um questionário com questões fechadas e abertas e para a análise dos resultados foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa. Com relação à escolha da profissão docente, os relatos apontaram para o discurso vocacional e o gostar de crianças. Houve relatos de professores que sofreram desconfiança no ambiente de trabalho, por parte dos colegas e dos pais dos estudantes. Além disso, um dos professores optou por realizar uma segunda Graduação , para atuar em outros níveis de ensino, por conta dos entraves encontrados durante a sua atuação com crianças. Com relação às discriminações sofridas durante os cursos de Graduação/Especialização, tivemos relatos de professores que não encontraram problemas, mas outros foram incentivados pelos seus professores a mudarem de curso, apenas por serem homens.The presentinvestigationreferstothe experiences of men who chose the profession of educator in the region of the municipality of Braço do Norte-SC. For this reason, we sought to analyze aspects of the history of education in Santa Catarina and how men were inserted in the school space, the feminization of the teaching profession and what the obstacles that these teachers face today. For the survey of Pedagogical Teachers working in this region, we searched the lists of the last public contest of the teaching of Santa Catarina (2012), listings for admission of teachers in a temporary municipal and state (2016) and in the conversation with colleagues of profession who were Telling the professionals they knew. We found five teachers who volunteered to participate in this study. We used a questionnaire with closed and open questions and a quantitative-qualitative approach was used to analyze the results. With regard to the choice of the teaching profession, the reports pointed to vocational discourse and the love of children. There have been reports of teachers who have experienced mistrust in the work environment by their peers and the students' parents. In addition, one of the teachers opted to hold a second graduation to work in other levels of education because of the obstacles encountered during his work with children. With regard to the discrimination suffered during undergraduate / specialization courses, we had reports of teachers who did not encounter problems, but others were encouraged by their teachers to change course just because they are men.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173811
Date: 2016-12-10


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