Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)

DSpace Repository

A- A A+

Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)

Show full item record

Title: Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
Author: Wessling, Daniela
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar o que os professores de Educação Física da rede municipal de Joinville-SC entendem por inclusão escolar e acessibilidade arquitetônica, e, como as escolas da rede pública de Joinville da Zona Leste são preparadas fisicamente para receber os alunos com deficiência. Para realizar a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, com 8 perguntas, sendo 3 abertas e 5 fechadas, contendo comentários como respostas. O tema selecionado justifica-se pela constatação de que os alunos com deficiência são excluídos das atividades escolares, uma justificativa é a falta de preparo de professores e espaços físicos sem a estrutura adequada para receber os alunos com deficiência. Tudo isso tende a dificultar o processo ensino-aprendizagem destes estudantes, tendo em vista que o professor não consegue mediar estes espaços diferenciados entre todos. Os resultados apontaram que ainda há pouco investimento em cursos sobre inclusão escolar. Os professores sentem necessidade de mais informações, pois muitas ideias diferentes sobre o mesmo assunto chegam a confundir o discernimento que cada um tem sobre inclusão, entendemos que ainda falta esclarecimento que abrace o entendimento coletivo. Precisa-se de muito estudo e investimento para que tenha uma inclusão de verdade, não há nenhum ambiente escolar, nenhum conceito geral da questão onde os esclarecimentos confluam em resultados positivos e que os mesmos se tornam claros para todos.The aim of this study was to investigate what Physical Education teachers from Joinville's municipal education system understand by inclusion schoo and architectural accessubility and how the schools of the public education system in the Eastern Zone of the city are physically prepared to receive students with disabilities. To perform the data collection, it was used an semi-structured questionnaire with 10 questions, being one open and 9 closed, containing comments as answers. The selected theme is justified by the fact that students with disabilities are excluded from school activities, a justification is the teachers' lack of prepare and physical spaces without adequate structure to receive students with disabilities. All this tends to hamper the teaching-learning process of students with disabilities, since the teacher can not mediate these differentiated spaces among all students. The results showed that there is still little investment in courses on school inclusion. Teachers feel the need for more information, because many different ideas on the same subject confuse the insight that each one has about inclusion, we understand that there is still a lack of clarification that embraces the collective understanding. There needs to be a lot of study and investment to have a true inclusion, there is no school environment, no general concept of the question where the clarifications come together in positive results and that they become clear to everyone.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173764
Date: 2017-02-24


Files in this item

Files Size Format View
TCC FINAL 21.02 1.pdf 1.309Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar