Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica

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Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Müller, Ricardo Gaspar
dc.contributor.author Duarte, Virgínia Helena
dc.date.accessioned 2017-02-17T11:24:54Z
dc.date.available 2017-02-17T11:24:54Z
dc.date.issued 2017-02-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173370
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa procurou realizar uma junção entre conceitos históricos, sociológicos e políticos e o projeto de educação popular de Paulo Freire, bem como aproximar criticamente conceitos e categorias analíticas à minha experiência como pedagoga e educadora de anos iniciais do ensino fundamental, de modo a realizar uma reflexão mais crítica e sistemática. Por esse motivo, como estudo de caso, procuramos definir aproximações entre a proposta de educação popular baseada em Paulo Freire e parte da obra de E. P. Thompson. Freire entendia que é somente na e com a educação que as pessoas se tornam realmente cidadãos(ãs). Porém, não qualquer educação; mas uma educação baseada e alicerçada nos preceitos dos educandos, i.e., pensada para e com eles, tornando sua práxis mais significativa, o que potencializaria a construção da cidadania. Por sua vez, Thompson nos inspira retomar uma tradição muito cara ao pensamento social crítico moderno: os sujeitos se constituem, ou seja, se formam, se educam, nas mais diversas circunstâncias em que vivem, seja no mundo do trabalho, da família, da comunidade de pares, do lazer, entre outros. Este é com certeza um dos muitos pontos em comum entre os autores. A noção de Thompson, “história vista de baixo", e alguns títulos de livros de Paulo Freire, como Pedagogia do Oprimido ou Pedagogia da Autonomia, poderiam ser trocados entre si; existe uma imensa aproximação de anseios e desejos, sobretudo a expectativa de melhores condições de vida para as pessoas. Ambos exerceram uma intensa oposição à desumanização e à desigualdade das relações sociais. Buscavam uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, onde os educandos participem ativamente da construção do saber. Nesse sentido, a valorização do fazer-se, da capacidade do “agir humano” (agency) pode ser destacada como uma aproximação significativa entre os autores. Embora Freire nunca tenha usado este conceito (agency/ação humana), o percebemos em seus trabalhos. pt_BR
dc.description.abstract Experiência. pt_BR
dc.format.extent 105 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Experiência. pt_BR
dc.subject Educação popular. pt_BR
dc.subject Classe social. pt_BR
dc.title Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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