Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica

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Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica

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Title: Educação popular: afinidades entre E. P. Thompson e Paulo Freire, uma perspectiva político-sociológica
Author: Duarte, Virgínia Helena
Abstract: A pesquisa procurou realizar uma junção entre conceitos históricos, sociológicos e políticos e o projeto de educação popular de Paulo Freire, bem como aproximar criticamente conceitos e categorias analíticas à minha experiência como pedagoga e educadora de anos iniciais do ensino fundamental, de modo a realizar uma reflexão mais crítica e sistemática. Por esse motivo, como estudo de caso, procuramos definir aproximações entre a proposta de educação popular baseada em Paulo Freire e parte da obra de E. P. Thompson. Freire entendia que é somente na e com a educação que as pessoas se tornam realmente cidadãos(ãs). Porém, não qualquer educação; mas uma educação baseada e alicerçada nos preceitos dos educandos, i.e., pensada para e com eles, tornando sua práxis mais significativa, o que potencializaria a construção da cidadania. Por sua vez, Thompson nos inspira retomar uma tradição muito cara ao pensamento social crítico moderno: os sujeitos se constituem, ou seja, se formam, se educam, nas mais diversas circunstâncias em que vivem, seja no mundo do trabalho, da família, da comunidade de pares, do lazer, entre outros. Este é com certeza um dos muitos pontos em comum entre os autores. A noção de Thompson, “história vista de baixo", e alguns títulos de livros de Paulo Freire, como Pedagogia do Oprimido ou Pedagogia da Autonomia, poderiam ser trocados entre si; existe uma imensa aproximação de anseios e desejos, sobretudo a expectativa de melhores condições de vida para as pessoas. Ambos exerceram uma intensa oposição à desumanização e à desigualdade das relações sociais. Buscavam uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, onde os educandos participem ativamente da construção do saber. Nesse sentido, a valorização do fazer-se, da capacidade do “agir humano” (agency) pode ser destacada como uma aproximação significativa entre os autores. Embora Freire nunca tenha usado este conceito (agency/ação humana), o percebemos em seus trabalhos.Experiência.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173370
Date: 2017-02-17


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