Title: | O ensino de linguagem e as políticas de nacionalização no relatório anual do grupo escolar Conselheiro Mafra de 1948 |
Author: | Nabas, Marcella Lomba |
Abstract: |
Esta dissertação, constituída a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo e interpretativista, vincula-se à área de Linguística Aplicada e integra o projeto de pesquisa O ensino de língua portuguesa nas escolas de Santa Catarina no século XX (1900 - 1980): o discurso e a práxis Ancorando-se nos pressupostos elaborados pelo Círculo de Bakhtin e em estudos correlatos, esta pesquisa contempla uma análise do discurso sobre o ensino de linguagem materializado em um relatório escolar. Em Santa Catarina, os relatórios escolares deveriam ser compostos a partir do agrupamento de textos escritos por diretores, inspetores, professores e estudantes que discorressem acerca dos aspectos organizacionais e pedagógicos da instituição e que descrevessem as atividades escolares desenvolvidas durante o ano. Ao final do período letivo, esses relatórios deveriam ser encaminhados para análise do Departamento Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. O Relatório Anual do Grupo Escolar Conselheiro Mafra, que constitui o dado privilegiado nesta pesquisa, reúne planos de aula, atas de reuniões pedagógicas, palestras, comunicados, relatórios de associações escolares e dados administrativos da referida instituição escolar, produzidos ao longo do ano de 1948. Elegemos como objetivo geral desta pesquisa analisar o Relatório Anual do Grupo Escolar Conselheiro Mafra de 1948 tencionando depreender como se constituiu o ensino de linguagem no respectivo ano, quais os discursos materializados sobre o ensino de linguagem e a sua finalidade, considerando o cronotopo em que foi produzido. Para dar conta desse objetivo geral, partimos de referenciais teórico-metodológicos inscritos em uma linha sócio-histórica ? pautados, sobretudo, nos trabalhos do Círculo de Bakhtin tomando o Relatório de 1948 na sua condição de enunciado, historicizando a situação social de sua constituição, analisando as políticas educacionais subjacentes ao ensino de linguagem no seu cronotopo de produção e analisando os discursos materializados nesse documento sobre o ensino de linguagem. A partir da apreciação das políticas educacionais elaboradas para o ensino de linguagem e dos movimentos dialógicos em relação aos discursos já-ditos que o Relatório de 1948 suscita, depreendemos que as concepções pedagógicas utilizadas foram subsidiadas pelos postulados da Escola Nova e em correspondência ao Método de Ensino Intuitivo. Em função disso, partimos do entendimento de que o ensino de linguagem no Grupo Escolar Conselheiro Mafra denotou uma abordagem da língua/linguagem na sua imanência e, dessa forma, externou concebê-la enquanto expressão do pensamento. As análises revelam que o Relatório Anual do Grupo Escolar Conselheiro Mafra de 1948 possui um viés político que objetivou corroborar o projeto ideológico conservador do Estado para a efetivação de uma educação escolar condizente com a nova estrutura social e econômica delineada com a implantação do Estado Novo. Em vista disso, evidenciamos a hierarquização do ensino de Leitura, Linguagem Oral e Escrita, considerando que o ensino de Leitura e de Linguagem Oral correspondeu a um conjunto de normas de expressão oral e de transposição da escrita para a oralidade, pois a leitura era concebida enquanto tradução da escrita em fala e de escrita. O ensino de Linguagem Escrita, por sua vez, pautou-se em exercícios de (re)produção textual e por atividades que estimulassem a internalização de regras gramaticais. Do ponto de vista ideológico, o ensino de linguagem correspondeu ao propósito de apagar os traços culturais estrangeiros e, ao mesmo tempo, de assegurar a unidade nacional e o fortalecimento do país. Para levar a cabo o seu projeto de dizer, que é prestar contas ao Departamento de Educação acerca do ensino e das atividades escolares no decorrer ano, corroborando a efetivação das prescrições governamentais, a escola reenuncia discursos de autoridades políticas, educacionais e religiosas. Através do discurso da escola, evidencia-se a assimilação das principais ideologias oficiais da época. Nota-se que a ideologia nacionalista mobiliza outros discursos, como do patriotismo, do civismo, do catolicismo e do higienismo. Assim, ensino de linguagem foi marcado pelas forças de unificação e de centralização linguística contra possíveis intervenções internas e externas, correspondendo, em 1948, aos pressupostos instituídos pelos Governos Federal e Estadual com as Reformas Capanema e Elpídio Barbosa, tendo por finalidade: a) a consolidação da Língua Portuguesa como língua única empregada nas regiões de imigração e nas demais regiões de Santa Catarina; b) a afirmação de uma variante de prestígio da língua portuguesa em detrimento das demais; c) a irradiação do discurso e a incorporação das práticas nacionalistas e das ideologias a ele associadas; e e) a fixação de determinados padrões morais e comportamentais, considerados essenciais à formação do cidadão republicano.<br> Abstract : This work, made from a qualitative and interpretative nature of research is linked to the Applied Linguistics area and integrates the research project The teaching of Portuguese language in the schools of Santa Catarina in the twentieth century (1900 - 1980): speech and school practice. Anchoring to the assumptions developed by the Bakhtin Circle and other related studies, this research offers an analysis of discourse on language teaching embodied in a school report. In Santa Catarina, the school reports should be composed from the group of texts written by directors, inspectors, teachers and students who would discourse about the organizational and pedagogical aspects of the institution and to describe school activities during the year. At the end of the school year, these reports should be sent for analysis by the State Department of Education of the State of Santa Catarina. The Annual Report of the Conselheiro Mafra School Group 1948, which is the privileged data in this study, together lesson plans, minutes of educational meetings, lectures, handouts, school associations reports and administrative data of that educational institution, produced during the year 1948 . We chose the general objective of this research was to analyze the Annual Report of the Conselheiro Mafra School Group 1948 intends inferred as was the language of education in the current year, which materialized discourses on language teaching and its purpose, considering the chronotope in which it was produced. To realize this general objective, we start from theoretical and methodological references inscribed in a socio-historical line - guided, above all, the work of the Circle of Bakhtin - taking the 1948 Report in condition statement, historicizing the social situation of its constitution analyzing the underlying educational policies to language teaching in their cronotopo production and analyzing the speeches materialized in this paper on language education. From an examination of the developed educational policies for language teaching and dialogical movements on the already-said discourses that the 1948 Report raises, we infer that the pedagogical concepts used were subsidized by the postulates of the New School and in correspondence to the Intuitive Method education. Because of this, we start from the understanding that the language of education in the School Counselor Mafra Group undertook an approach to language in its immanence and thus expressed conceive it as an expression of thought. The analyzes reveal that the Annual Report of the Conselheiro Mafra School Group 1948 has a political bias that aimed to corroborate the ideological project of the state to the realization of a consistent education with the new social and economic structure outlined with the implementation of the New State. In view of this, we noted the tiering reading teaching, Oral Language and Writing, considering that teaching reading and language Oral corresponded to a set of oral expression and writing implement to orality standards, because reading is conceived of while the written translation in speech and writing. Teaching Written Language, in turn, was marked in exercise (re) production of texts and activities that stimulate the internalization of grammatical rules. From an ideological point of view, the language of education corresponds to the purpose of deleting foreign cultural traits and at the same time, to ensure national unity and strengthening of the country. To carry the cable project is, which is accountable to the Department of Education on the teaching and school activities throughout the year, confirming the effectiveness of government regulations, the school reenuncia speeches of political authorities, educational and religious. Through the school's speech highlights the assimilation of the main official ideologies of the time. Note that the nationalist ideology mobilizes other discourses, such as patriotism, civility, Catholicism and Hygienism. Thus, language teaching was marked by unification of forces and linguistic centralization against possible internal and external interventions, corresponding, in 1948, the assumptions established by federal and state governments with the Capanema Reform and Elpidio Barbosa Reform, with the purpose of: a) the consolidation the Portuguese language as the only language used in the immigration regions and other regions of Santa Catarina; b) the claim a prestigious variant of the Portuguese language at the expense of others; c) irradiation of speech and the incorporation of nationalist practices and ideologies associated with it; and e) the establishment of certain moral and behavioral standards, considered essential to the formation of the republican citizen. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173278 |
Date: | 2016 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
343736.pdf | 4.186Mb |
View/ |